MercadoNotícias

Inteligência artificial está cada vez mais presente no sector da construção civil

A Stratesys revelou como é que as empresas da área da construção podem usar soluções de IA para serem mais sustentáveis, terem maior eficiência operacional, optimizarem processos e automatizarem tarefas.

Pablo Meijide da Stratesys

A construção é um sector em que cada vez mais a tecnologia está presente e, segundo a Stratesys, os investimentos em software de gestão e implementação de building information modeling, gémeos digitais e na sensorização são cada vez maiores. Embora a construção seja uma das áreas onde a utilização da IA está menos implementada, estão a surgir várias soluções e startups que vão ajudar ao desenvolvimento desta tecnologia, mais direccionada para a especificidade do sector. O fornecedor global de TI com forte especialização em inteligência artificial já está a trabalhar em diversos projectos para ajudar esta indústria a ser mais eficiente a vários níveis. Pablo Meijide, director de infraestruturas, construção e real estate da Stratesys, explica que a transição digital «veio para ficar», existindo várias soluções que incorporam inteligência artificial para ajudar a “revolucionar” o sector da construção. O responsável salienta que há áreas em que a inteligência artificial tem mais impacto que outras: «É possível tirar maior partido da IA na optimização do planeamento e na operação de edifícios e infraestruturas, com a incorporação de sensores de recolha de informações que permitem o planeamento e, em alguns casos, a execução de acções preventivas e correctivas nos activos».

Muitas áreas de aplicação
Contudo, Pablo Meijide esclarece que esta aplicação da IA «tem um impacto significativo nos custos, na optimização dos recursos e nas deslocações, assim como na utilização de peças e materiais. Para o responsável, esta é, «sem dúvida, uma das formas de alcançar uma indústria mais sustentável». O director de infraestruturas, construção e real estate considera ainda que as aplicações que têm, actualmente, maior impacto são os optimizadores de calendários: «Estas ferramentas possibilitam a análise de milhões de possibilidades ao conceber não só o calendário ideal para um edifício, mas também comparar diferentes estratégias de construção (por exemplo, andar por andar versus torre). Além disso, incorporaram em tempo real os imprevistos, que surgem no dia a dia, e permitem melhorar estratégia. Isto reflecte-se em poupanças significativas nos prazos de construção».

Diversos benefícios para o sector
Os algoritmos para a detecção de padrões e a optimização de processos aliados à incorporação do reconhecimento de imagens para a inspecção de edifícios e infraestruturas são outras das tecnologias de IA que vão tornar o sector da construção civil mais eficiente, acredita Pablo Meijide: «A análise de imagens e vídeos de obras oferece uma avaliação directa em tempo real do grau de cumprimento dos projectos para, mais uma vez, optimizar estratégias e custos». Por outro lado, tem, ainda, um impacto muito mais abrangente, que é o de «aumentar a segurança no trabalho, identificando problemas de segurança ou mesmo comportamentos imprudentes que podem ser utilizados na prevenção de acidentes».

Assim, «os benefícios de soluções como inteligência artificial foram já demonstrados, não só em termos de custos, mas também em termos de obtenção de uma execução de maior qualidade, mais eficiente, sustentável e mais simples», acrescenta o responsável.