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Receitas da Lenovo aumentam 24% no primeiro trimestre de 2023/24

A empresa mantém-se empenhada na inovação e na área da inteligência artificial e tem planos para investir mil milhões de dólares (920 milhões de euros) nestes domínios ao longo dos próximos três anos.

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A Lenovo anunciou os resultados do primeiro trimestre do ano fiscal de 2023/24 com as receitas de 12,9 mil milhões de dólares (cerca de 11,9 milhões de euros), um crescimento de 24% em relação ao período homólogo.

A receita dos negócios não relacionados a computadores pessoais representou 41% da receita total eo resultado líquido foi de 191 milhões de dólares (cerca de 175,7 milhões de euros), um aumento de 66% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. A empresa mantém-se empenhada na inovação e na área da inteligência artificial e tem planos para investir mil milhões de dólares (920 milhões de euros) nestes domínios ao longo dos próximos três anos.

No que diz respeito ao Solutions and Services Group, as receitas auemntaram para 1,7 mil milhões de dólares (1,56 mil milhões de euros), um aumento de 18% ano-a-ano. No Intelligent Devices Group (IDG), a Lenovo manteve liderança do mercado, mas as receitas diminuíram 28% para 10,3 mil milhões de dólares (9,47 mil milhões euros) por retracção do mercado de consumo de computadores pessoais. No entanto, o negócio dos smartphones «atingiu um recorde de 10 anos em termos de activações».

Já no segmento Infrastructure Solutions Group, as receitas diminuíram 8% em relação ao ano anterior para 1,9 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) devido «à diminuição global da procura de computação de servidor por parte dos fornecedores de serviços na cloud, às restrições de GPU que afectam a procura total de IA e à transição mais lenta do que o previsto da indústria para a plataforma de próxima geração», revela a Lenovo. Mas o negócio de Armazenamento, Software, Serviços e Computação de Alto Desempenho (HPC) cresceu a «três dígitos, tornando a Lenovo no 4º maior fornecedor de armazenamento do mundo».

O Chairman e CEO da Lenovo, Yuanqing Yang, explica os resultados: «No último trimestre, o ambiente macroeconómico apresentou desafios e o nosso negócio de hardware permaneceu numa fase de ajustes, mas persistimos na execução da nossa estratégia. A nossa actividade orientada para os serviços registou um forte crescimento e uma rentabilidade sustentada. O nosso conjunto de receitas não relacionadas com computadores pessoais aumentou ainda mais, de ano para ano, demonstrando a eficácia dos nossos motores de crescimento diversificados».

O responsável revela o que espera para os próximos tempos: «Continuo cautelosamente optimista quanto à recuperação da nossa atividade nos próximos trimestres. À medida que continuamos a impulsionar a inovação e a transformação inteligente, mantenho-me confiante sobre a nossa posição a longo prazo para proporcionar rentabilidade e crescimento sustentáveis no futuro».