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Salesforce: IA generativa vai ser central nas empresas nacionais

Segundo o estudo, apenas 19% dos profissionais de TI em Portugal consegue responder a todos os pedidos de desenvolvimentos de aplicações.

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A Salesforce anunciou os resultados do mais recente State of IT Report, que mostra as principais tendências que irão impactar as empresas tecnológicas. Uma das conclusões é que a maioria dos profissionais de TI em Portugal (72%) considera que o papel da IA está bem definido.

Além disso, 84% acredita que a IA generativa terá muito em breve um papel proeminente na sua empresa. No entanto, a maioria dos entrevistados nacionais (56%) tem questões relacionadas com ética em torno desta tecnologia.

O relatório da empresa especializada em CRM, que inquiriu 4325 profissionais do sector tecnológico em 28 países (incluindo Portugal), revela ainda que, em Portugal, 55% das empresas de TI sente dificuldade em acompanhar a procura e os pedidos e que 68% dos projectos a aumentaram a exigência no último ano e meio.

Apenas 19% dos profissionais de TI em Portugal consegue responder a todos os pedidos de desenvolvimentos de aplicações. É talvez por isso que 85% dos profissionais nacionais de TI diz estar cada vez mais focados na melhoria de eficiência operacional. Assim, 80% adoptou ferramentas de low-code ou no-code, e 39% utiliza formatos de programação por composição.

A segurança continua a ser uma prioridade e 66% dos profissionais de TI em Portugal tem dificuldade em equilibrar os objectivos de negócio com as necessidades de segurança, levando-os a adoptar diversas medidas de segurança. Por exemplo, entre as empresas portuguesas, a maioria (53%) utiliza encriptação de dados e autenticação multifactor (58%).

Fernando Braz, Country Leader da Salesforce Portugal, diz que nos últimos anos «pouco mudou no que diz respeito aos pedidos feitos aos departamentos de TI para fazerem mais com menos, para pouparem nos custos, criarem e desenvolverem mais rapidamente, oferecerem melhores experiências aos clientes e utilizadores ou para aumentarem o foco na produtividade e eficiência da empresa. É por isso que nunca foi um momento tão difícil, mas paradoxalmente tão gratificante para ser um líder de TI».