brand.ITOpinião

O que devem as organizações procurar num provider de SD-WAN As-a-Service?

Artigo de Opinião de Pedro Morgado, Services Business Development Manager & BU Lead, Logicalis.

A rede SD-WAN é uma solução que permite que as organizações se conectem e façam a gestão das suas filiais e locais remotos, utilizando software em vez de hardware. Com o SD-WAN As-a-Service as organizações podem simplificar e otimizar o desempenho da rede, reduzindo os custos e melhorando a segurança. No entanto, a escolha de um provider de serviços SD-WAN é crucial para alcançar esses benefícios.

Quais os principais fatores a serem considerados ao selecionar um provider de SD-WAN As-a-Service?

  • Escalabilidade

A escalabilidade está entre os fatores mais importantes na escolha de um provider de serviços SD-WAN. Este parceiro deverá ser capaz de dimensionar a rede SD-WAN à medida que a organização cresce, sendo também capaz de oferecer opções flexíveis de implementação, como on-prem, cloud based ou híbrida. Além disso, deverá ainda ser capaz de adicionar novas localizações e endpoints de forma rápida e fácil, sem perturbar a rede.

  • Segurança

O provider deverá garantir funcionalidades de segurança robustas (tais como encriptação, firewalls, prevenção de intrusões e proteção antivírus/malware), para proteger a rede contra ciberameaças. Além disso, deverá ter uma política de segurança abrangente que cubra todos os aspectos da rede SD-WAN, desde a infraestrutura subjacente até aos endpoints.

    • Fiabilidade

O provider deverá oferecer alta disponibilidade e redundância para garantir que a rede está sempre a funcionar. Isso significa que deve ter vários data centres, network paths e recursos de failover em caso de interrupção da rede; bem como monitorização e alertas proativos para identificar e resolver problemas de rede antes que estes causem interrupções.

  • Desempenho

O desempenho é outro fator crítico a considerar quando se utiliza o SD-WAN As-a-Service. O provider de serviços deverá oferecer uma rede que proporcione um desempenho consistente e de alta qualidade em todas as localizações e aplicações. Isto significa que deve ter uma rede global de pontos de presença e data centres estrategicamente localizados para minimizar a latência e a perda de packets. Além disso, deverá oferecer um encaminhamento sensível às aplicações, o que permite à rede dar prioridade e otimizar o tráfego com base nos requisitos das aplicações.

  • Facilidade de utilização

O provider deverá oferecer um interface de gestão prático e intuitivo, que permita monitorizar e gerir facilmente a rede; bem como oferecer aprovisionamento e orquestração automatizados, o que lhe permitirá implementar rápida e facilmente novas localizações e endpoints.

E a nível de suporte, o que devemos esperar de um provider de serviços?

Devemos esperar um suporte proativo e fiável, disponível 24×7 e através de vários canais de comunicação. Além disso, o provider deverá ter uma equipa de suporte dedicada, com conhecimentos e experiência em tecnologia SD-WAN.

Porque é que a Logicalis é o provider ideal de serviços de SD-WAN para as organizações?

De acordo com Pedro Morgado, Services BDM & BU Lead da Logicalis: “A Logicalis através da sua poderosa plataforma de serviços digitais ajuda os clientes a tomarem decisões orientadas por dados e analítica, e disponibiliza fluxos de trabalho automatizados para uma maior eficiência. Adicionando o modelo tecnológico de aprovisionamento SD-WAN As-a-Service onde se incluem “chave na mão”, o hardware, software, professional & managed services da Logicalis, é como ter uma superpotência para IT empresarial. Nesse sentido, a Logicalis como MSP (Managed Services Provider) revoluciona as operações comerciais de forma que simplesmente não seria possível, quando se depende de recursos internos.”

Para saber como podemos ajudar a sua organização a tornar a rede mais rápida, segura e fiável, fale connosco:
[email protected]
pt.logicalis.com