MercadoNotícias

Allurity finaliza compra da portuguesa CloudComputing

A empresa de cibersegurança de origem sueca anunciou a aquisição da CloudComputing para consolidar a sua posição no mercado europeu. O valor do negócio não foi revelado pelas empresas.

A Allurity comprou a CloudComputing, uma empresa nacional especializada em gestão de identidade, zero trust e segurança da informação com o objectivo de se «tornar um gigante europeu no sector e competir em igualdade de condições com outros players mundiais».

Segundo Ricardo Martins, CEO da CloudComputing, os resultados financeiros «saudáveis, a percepção do impacto positivo que os projectos da empresa tinham nas comunidades, nomeadamente na protecção de dez milhões de identidades, sobretudo europeias, levou a que a Allurity visse a CloudComputing como uma empresa interessante». Por outro lado, o responsável acredita que a empresa encontrou uma «cultura compatível» na tecnológica que lidera e que esse foi outros dos motivos para a escolha.

A empresa nacional, fundada em 2010, vai manter a «autonomia operacional, a marca e as pessoas», tal como acontece com outras tecnológicas que foram compradas pela Allurity, já que a multinacional tem um «modelo de governo descentralizado», esclarece Ricardo Martins.

A Allurity adquiriu, até ao momento, seis empresas além da Cloud Computing: as suecas Arctic Group, ID North e Pulsen IAM, a espanhola Aiuken Cybersecurity, a dinamarquesa CSIS e a suíça Securix.

Estratégia mantém-se com ajustes
O CEO garantiu que a CloudComputing vai beneficiar da «presença da Allurity em dez países» e que vai existir um «ajuste na estratégia», que passa pelo «aproveitamento das sinergias de grupo e das novas ferramentas disponíveis para agilizar processos de aquisição de empresas e de marketing». Ricardo Martins dá alguns exemplos de como a empresa nacional pode tirar partido de pertencer a um grande grupo: «Uma das vertentes que queremos aproveitar é a utilização da Allurity como canal de acesso ao mercado europeu nos pontos em que somos mais fortes. Uma vez que temos uma capacidade única na implementação de projectos IAM (identity and access management) e Digital Workplace, queremos criar as condições no grupo para posicionar a nossa oferta. Por outro lado, já existe ao nível do grupo uma capacidade acumulada de mais de duzentos consultores em IAM, o que permite aproveitar projectos internacionais de elevada complexidade e dimensão nesta área».

O responsável destaca ainda que os «planos definidos anteriormente são para continuar», mesmo depois da aquisição. Assim, a empresa espera crescer «20% em 2023, sem contar com crescimento inorgânico» e comprar «uma empresa em 2023 e outra em 2024, nomeadamente na Península Ibérica e na região de Benelux».

Para apoiar o crescimento do negócio, a CloudComputing, que tem actualmente 25 consultores, vai aumentar a equipa: «Esperamos contratar dez pessoas este ano. Em termos de perfis, procuramos consultores IAM e Zero Trust, gestores de projecto, consultores e líderes sectoriais».