NotíciasSegurança

Google e APDC juntam-se para oferecer formação em cibersegurança e outras áreas tecnológicas

As inscrições para os cursos já estão abertas e destinam-se, preferencialmente, a desempregados que pretendam fazer uma requalificação profissional.

Wirestock/Freepik

A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações fez uma parceria com a Google para atribuir 500 bolsas de estudo para o novo Certificado Profissional de Cibersegurança. As entidades, que contam com o apoio da IEFP, também disponibilizam 6 mil bolsas para diversas áreas entre as quais análise de dados, apoio técnico de TI e e-commerce.

As inscrições para as formações já estão abertas e destinam-se, preferencialmente, a desempregados que pretendam fazer requalificação profissional para a área das tecnologias. Sandra Fazenda Almeida, diretora executiva da APDC, salienta isso mesmo: «Aos candidatos não é exigida nenhuma formação ou experiência prévia, as áreas em causa foram escolhidas por não requerem um diploma de formação superior. Falamos de áreas que permitem uma remuneração acima da média e têm a vantagem de estar alinhadas com aquelas que são as necessidades das empresas não só no presente, mas também nos próximos anos».

O Certificado Profissional de Cibersegurança da Google é obtido através de uma formação Coursera que é composta por uma série de oito cursos. Os alunos vão aprender «a importância das práticas de cibersegurança e seu impacto para as organizações; a identificar riscos, ameaças e vulnerabilidades e técnicas para mitigá-los; proteger redes, dispositivos, pessoas e dados contra acessos não autorizados e ciberataques utilizando ferramentas de Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança (SIEM); e adquirir experiência prática com Python, Linux e SQL».

Segundo a APDC, com menos de 10 horas por semana, é possível concluir o certificado em menos de seis meses. O certificado ajuda ainda na preparação para o exame CompTIA Security+, a certificação líder do sector para cargos de cibersegurança.