MercadoNotícias

Vonzu: a tecnologia é fundamental para proteger os dados no e-commerce

A Vonzu desenvolveu uma solução de last-mile para a área da distribuição e logística que integra retalhistas e operadores num único ecossistema. Para a startup, a protecção e privacidade dos dados é um desafio para o qual o sector deve estar preparado.

Comprar online é um hábito cada vez mais presente na vida dos consumidores, algo que foi quase obrigatório na pandemia e que acabou por ficar. O e-commerce dá origem a um grande volume de dados, nomeadamente pessoais: Mauro Gadaleta, director de tecnologia da Vonzu, salienta que considera «essencial que qualquer organização do sector tome medidas concretas com vista à protecção dos dados». O responsável explica por quê: «Em primeiro lugar, é importante destacar a importância de investir em soluções e parceiros tecnológicos que contribuam positivamente, não só para o correcto funcionamento de todas as fases do processo, mas também que garantam a segurança e privacidade dos dados de todas as partes envolvidas, especialmente dos clientes. Além disso, existem outras estratégias que podem ser altamente benéficas para os negócios, como implementar canais de comunicação seguros e realizar, frequentemente, auditorias de segurança que contemplem todas as áreas do negócio». Mas o ónus da protecção não deve estar só do lado das empresas, os clientes também devem ter a atenção, de modo a terem a certeza de que todos os seus dados se mantêm privados e longe de ameaças».

Tecnologia é essencial
Mauro Gadaleta alerta para o facto de «cada vez mais se valorizar a partilha de informações em tempo real sobre as encomendas, o percurso que será feito até ao destino e o tempo estimado de entrega». Assim, para «ganhar confiança e fidelizar clientes» há que apostar em tecnologia para «aumentar a transparência». Segundo o director de tecnologia, «uma das maiores necessidades para as empresas no sector retalhista é a visão e controlo da operacionalização, pelo que acompanhar o processo de entrega e pós-venda torna-se inerentemente um desafio» e é aqui que a Vonzu entra, ao permitir «a digitalização e automação de processos logísticos, possibilitando um acompanhamento em tempo real e, por exemplo, uma optimização de rotas através de algoritmos in-house». Aqui, a segurança é um elemento-chave, como esclarece o responsável: «O software que desenvolvemos utiliza tecnologias de encriptação para assegurar que tanto o armazenamento de dados quanto a transmissão dos mesmos estão completamente seguros, diminuindo o risco de possíveis acessos por partes não autorizadas. O nosso software pode ser configurado de modo a permitir a apenas pessoas específicas e devidamente autorizadas o acesso aos dados dos clientes, restringindo, assim, os acessos com base na sua função que cada um desempenha na organização em questão».

Mas há também que apostar na formação, de forma transversal: «Diria que é preciso, cada vez mais, educar todos aqueles que têm uma presença activa no universo digital para adoptar estratégias que melhorem a forma como todos nos comportamos online».