A MuleSoft anunciou os resultados do Connectivity Benchmark Report em que mostra que a transformação digital continua no topo das agendas das empresas e que o custo de falhar estas iniciativas está a aumentar. O custo médio de não concluir as iniciativas de transformação digital é agora de 8,8 milhões de euros (cerca de 9,5 milhões de dólares), quando no passado era de 6,3 milhões de euros.
O relatório da empresa da Salesforce, que inquiriu 1050 CIO e decisores de TI, quer compreender melhor os desafios e oportunidades das empresas nos seus processos de transformação digital mostra que 69% das empresas estão mais avançados no progresso de transformação digital do que o que esperaram.
Os projectos de TI aumentarem 41% face ao ano anterior e os tempos de entrega estão também mais reduzidos com quase metade (48%) a ter concluído todas as iniciativas, em comparação com 44% em 2022. Além disso, os projectos que foram entregues com atraso também diminuíram de 52% para 30%.
Embora o progresso da transformação digital esteja bem encaminhado, 80% das empresas inquiridas dizem que os desafios de integração estão a pesar sobre os seus esforços de transformação digital. As organizações estão a usar uma média de 1061 aplicações diferentes, mas apenas 29% dessas aplicações estão actualmente integradas.
A aposta em Robotic Process Automation (RPA) está também a crescer para potenciar a eficiência e 33% dos inquiridos vão aumentar os investimentos nessa tecnologia. Por outro lado, 92 empresas afirmaram que, na sua estrutura, pelo menos um departamento requer integração e automação.
A automação ainda é controlada de perto pelas equipas de TI, sendo que os principais responsáveis pela automação de processos de negócios são os programadores (72%), operadores de TI (65%) e administradores de aplicações (49%).
«Com as crescentes incertezas económicas e as crescentes expectativas dos clientes, os líderes empresariais estão a priorizar a eficiência e a produtividade, enquanto tentam cortar custos», explica Matt McLarty, CTO da MuleSoft.
Assim, o responsável salienta que «muitas organizações continuam a duplicar os seus investimentos em tecnologia para chegarem lá. Mesmo perante o aumento da procura por parte do negócio, as equipas de TI estão a melhorar as suas entregas, com a ajuda de tecnologias inteligentes como a automação».