brand.IT

A segurança como motor para a adaptabilidade empresarial

Luis-Lanc_a-LOGICALIS-background-1[109611]

A segurança é atualmente um dos maiores desafios de uma organização. À medida que as empresas procuram adotar uma abordagem híbrida, a falta de um perímetro de rede definido como em outrora, poderá aumentar substancialmente o risco de ameaças e de ataques.

Com o aumento do risco surge a necessidade de um maior controlo de um número cada vez maior de endpoints, de aplicações, e de plataformas acessíveis. Estudos de mercado mostram que 66% dos breaches demoram meses, ou mesmo anos a serem descobertos. Adicionalmente, o risco de erro humano e a crescente pressão sobre os recursos internos pode dificultar a criação de uma abordagem de segurança abrangente, que não só tenha em consideração a ameaça externa, como também seja fácil de gerir e de administrar internamente.

Assegurar uma workforce sem fronteiras, e contra um adversário por vezes impercetível, é um desafio particularmente difícil. As organizações precisam de repensar os sistemas de segurança tradicionais para melhor atribuir recursos e responder aos riscos e ataques de cibersegurança.

Precisamos de explorar, descobrir e conceber novas formas através das quais a tecnologia possa ajudar, removendo o elemento humano sempre que possível, e limitando rapidamente os danos causados quando ocorre um erro humano. Adicionalmente, precisamos de tirar partido do machine-learning e do software de artificial intelligence (AI) em constante melhoramento para ajudar a ampliar a capacidade humana.

As empresas precisam de trabalhar com especialistas que as possam ajudar a compreender a natureza das ameaças que enfrentam e os pontos fracos das suas defesas, que oferecem aos criminosos acesso fácil. Isto significa examinar de perto todos os aspetos da segurança de uma perspetiva de tecnologia, processos e pessoas, para identificar atuais e potenciais fraquezas. A partir destes ensinamentos, podem ser construídas arquiteturas e procedimentos de segurança robustos, práticos e adequados ao fim a que se destinam.

De acordo com Luís Lança, CTO da Logicalis Portugal: “Os cibercriminosos e as suas estratégias de ataque estão em constante evolução. Em resposta, as organizações devem evoluir continuamente para contrariar os ataques e minimizar qualquer perturbação. Fazê-lo de forma otimizada pode ser um desafio. As empresas devem considerar cuidadosamente o estabelecimento de uma parceria com peritos de segurança e providers de serviços geridos experientes, que possam fornecer aconselhamento e orientação, independentemente da fase em que a empresa se encontre. Estes parceiros são capazes de fornecer um serviço holístico e integrado, oferecendo uma proteção contínua no futuro.

Uma estratégia de segurança bem-sucedida é mais do que um produto ou serviço; é um processo. E, tal como os métodos de ataque, continuará sempre a evoluir. A única abordagem eficaz à segurança é uma abordagem holística – que seja de fácil gestão, adaptável, resistente e reativa.

Quando se passa para um regime híbrido, é fundamental para a empresa que a abordagem de segurança seja a correta. Os líderes empresariais precisam de considerar adotar uma abordagem holística da segurança para manter os colaboradores e clientes seguros, independentemente de onde se encontrem. A solução de segurança da Logicalis, Secure OnMesh, oferece uma plataforma escalável, com uma visão única dos sistemas de segurança, melhorada por AI e machine-learning.

Para saber mais sobre a solução Logicalis Secure OnMesh, junte-se a nós, nos dias 25 e 26 de Janeiro, no Microsoft Building The Future (www.registration.buildingthefuture.pt/tickets/register), ou fale connosco ([email protected]).

Luis Lança, CTO da Logicalis Portugal