NacionalNotícias

Reltio entra no mercado nacional e abre centro tecnológico em Lisboa

A empresa de master data management, que desenvolveu uma solução unificadora dos dados de várias fontes numa única plataforma, inaugurou um hub em Portugal que irá servir os clientes na Europa e terá como foco a inovação.

A abertura do escritório da Reltio na Avenida José Malhoa, em Lisboa, marca a chegada da empresa de SaaS ao mercado nacional e, ao mesmo tempo, constitui o primeiro hub de investigação e desenvolvimento da empresa na região europeia – os outros pólos da empresa ficam em Redwood Shores (Califórnia, EUA) e Bangalore (Índia). Manish Sood, CEO, fundador e presidente da Reltio, revela que este é um «marco importante no plano estratégico de crescimento» da empresa e que «permite, igualmente, apoiar os clientes e parceiros em todo o mundo». Anshuman Kanwar, senior vice president of technology da Reltio, esclarece o que motivou a escolha da capital portuguesa: «A nossa ambição passava por ter um local onde a tecnologia, o talento e a inovação prosperassem; descobrimos que Lisboa se tornou um atractivo centro de tecnologia global. Não é surpresa que muitas pessoas optem por viver e trabalhar aqui – tem um óptimo clima, com uma cultura e pessoas fantásticas, e uma mentalidade favorável aos negócios que é partilhada pelo governo e comunidades empresariais. Além disso, Portugal apresenta-se voltado para o futuro, algo favorável aos negócios, com uma economia atractiva, talentos de topo e de fácil acesso a mercados e clientes chave em todo o mundo».

O foco do hub/escritório nacional vai ser no «desenvolvimento da inovação» tendo como base a cloud, em «solucionar os maiores desafios de dados no mercado português» e em «ajudar as empresas a acelerar o valor dos seus dados, para maximizar o seu impacto empresarial».

Recrutar talento nacional
Anshuman Kanwar explica ainda à businessIT qual vai ser a estratégia da empresa no País: «Expandir o nosso alcance geográfico, fazer crescer o negócio na Europa, ao mesmo tempo que acrescentamos talento à nossa equipa de profissionais de tecnologia. Prevemos também um investimento a longo prazo nos recursos orientados para as vendas, para capitalizar as oportunidades em Portugal e não só».

A equipa da Reltio em Portugal tem, actualmente, «sessenta pessoas de diferentes nacionalidades», mas o objectivo é crescer: «Continuaremos a recrutar os melhores talentos a nível nacional, considerando também parcerias com universidades locais. Temos uma presença multi-funcional em Portugal, apoiando todas as áreas do nosso negócio, incluindo profissionais nas seguintes funções: QA, developers, engenheiros, RH, tech ops e engenharia avançada de clientes».

Além disso, Lisboa vai ser o hub tecnológico que «terá a maioria das posições que serão acrescentadas nos próximos doze meses»; o responsável acrescenta que estes serão «cargos na equipa de desenvolvimento de software, garantia de qualidade, apoio técnico e operações». O objectivo é «duplicar o tamanho da equipa nos próximos três anos».

A Reltio tem clientes em 140 países e trabalha com empresas de todas as dimensões e em diversas áreas, entre as quais a Pfizer, a L’Oréal, a Xerox, a CarMax e a AstraZeneca.