MercadoNotícias

Investimentos públicos nacionais em TI chegaram a 240 milhões de euros no terceiro trimestre

As principais tecnológicas a quem foram adjudicados projectos públicos foram a HP Portugal, a Ute Normática Serviços de Informática e Organização e a MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia.

jcomp / Freepik

A TendersTool analisou os investimentos em tecnologia feitos na pela administração pública no terceiro trimestre de 2022 e concluiu que existiram 1692 adjudicações no valor de 240 milhões de euros.

A plataforma online de análise e consultoria que aconselha empresas tecnológicas na sua relação com organizações públicas revela que 70% da despesa, cerca de 500 milhões de euros, pertence à administração central, seguida pela Área Metropolitana de Lisboa, com mais de 70 milhões de euros.

A contratação de serviços representou aproximadamente 80% do investimento (188 milhões de euros), onde se destacam os serviços de outsourcing e de manutenção; os investimentos em hardware representaram 20% dos investimentos totais durante o terceiro trimestre.

As principais tecnológicas a quem foram adjudicados projectos públicos foram a HP Portugal (24,50 milhões de euros); a Ute Normática Serviços de Informática e Organização (19,63 milhões de euros) e a MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia (17,49 milhões de euros).

O organismo público mais activo foram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, que apresentaram um investimento total de cerca de 38 milhões de euros. Em segundo lugar está a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no valor de 25 milhões de euros dos quais a maioria corresponde «a serviços de capacidade de infraestrutura de tecnologia de informação e de manutenção das infraestruturas». A fechar o top 3 está o Instituto de Informática com 21 milhões de euros.