InternacionalNotícias

Atomico revela que o investimento em tecnologia na Europa vai atingir 80 mil milhões de euros em 2022

Apesar do contexto geopolítico e da crise, o investimento deste ano será mais do que o dobro de 2020 (cerca de 36,7 mil milhões de euros).

A Atomico lançou o seu relatório ‘Estado da Tecnologia Europeia’ que mostra que apesar de em Junho de 2022, o volume de investimento em tecnologia europeia ser 4% superior, face ao período homólogo de 2021, no final do ano o valor será inferior ao ano anterior dado uma quebra no segundo semestre. Assim, o valor de investimento vai atingir 85 mil milhões de dólares, cerca de 80 mil milhões de euros, quando no ano passado foi de cerca de 95 mil milhões de euros.

Apesar do contexto geopolítico e da crise, o investimento deste ano será mais do que o dobro de 2020 (cerca de 36,7 mil milhões de euros).

O estudo da empresa de capital de risco, que inquiriu organizações e fundadores em 41 países europeus, mostra que «as empresas de tecnologia europeias perderam cerca de 378 mil milhões de euros do seu valor em 2022» e que o valor do ecossistema desceu para 2,56 biliões de euros. No entanto, este mesmo valor não deixa de ser 5 vezes superior aos valores de 2015.

No primeiro semestre de 2022, registou-se um total de 133 rondas de financiamento de 95 milhões de euros ou mais, ultrapassando os totais dos anos de 2019 e 2020 juntos. No entanto, com apenas 37 rondas de financiamento desta dimensão no segundo semestre do ano, estamos perante uma quebra generalizada do número de grandes rondas de financiamento. Segundo o estudo, 82% dos founders acreditam que é agora mais difícil aceder a capital de risco do que há 12 meses.

Ao contrário desta tendência, em Portugal o nível de investimento aumentou 3,4 vezes face ao ano passado. O País também tem dos índices mais elevados de emprego no sector da tecnologia, com mais do dobro da proporção comparativamente aos restantes mercados europeus.

Portugal continua a ter o melhor índice de diversidade de género na Europa com 17% equipas de fundadores mistas. As rondas de financiamento atribuídas a equipas exclusivamente masculinas na Europa é 4,3 vezes maior do que às equipas femininas ou mistas, mas em Portugal o valor é de 3,5.

Sarah Guemouri, directora da Atomico e co-autora do relatório explica que «este ano foi contraditório face às expectativas» e revela os motivos: « Os números em termos de angariação de financiamento, a que nos habituámos no ano passado, eram astronomicamente altos, daí que possamos estar optimistas, uma vez que aquilo que estamos a testemunhar em 2022 continua a revelar níveis significativamente mais elevados do que há dois anos».

Apesar dos dados do setor, a inovação continua a registar um ritmo acelerado e 77% dos participantes deste estudo estão confiantes no futuro da tecnologia europeia a partir de 2023.

Já Tom Wehmeier, partner e diretor do departamento de estudos da Atomico e co-autor do relatório refere que «o ecossistema tecnológico, como o conhecemos, tem apenas 20 anos e, nesse período, amadurecemos a um ritmo incrível». O responsável esclarece que «o verdadeiro factor de sucesso do sector está no talento, na inovação e na criação de empresas a longo prazo».