InternacionalNotícias

Grupo Primavera e Universidade do Minho colaboram em projecto inovador na área de manutenção preditiva

As inovações tecnológicas desenvolvidas no âmbito do projecto serão aplicadas à solução de gestão de manutenção Valuekeep.

Grupo Primavera

O Grupo Primavera e a Universidade do Minho (UMinho) uniram-se para desenvolver um projecto Cognitive CMMS (Computerized Maintenance Management System) e que quer criar as «bases para o futuro da manutenção preditiva de activos» e permiteir uma maior eficiência energética.

A iniciativa de I&D, que deverá estar concluído em Junho de 2023, conta com a participação do Centro de Computação Gráfica da UMinho e tem como finalidade «criar sinergias entre a experiência prática detida pela tecnológica na área da gestão da manutenção e o conhecimento académico e domínio de tecnologias emergentes».

Luís Cadillon, responsável da Valuekeep, software de gestão da manutenção do Grupo Primavera, A Cegid Company, explica que «o objectivo do projecto Cognitive CMMS é criar inovação e soluções inteligentes que permitam aos gestores da manutenção, por exemplo, ter uma visão integrada BIM 6D sobre os edifícios e seus equipamentos, algoritmos de manutenção preditiva que ajudam a prever falhas ou anomalias; dispositivos de realidade aumentada paraassistência técnica remota; interfaces móveis para a identificação rápida de equipamentos através de indoor location ou tecnologia IoT que permite a recolha de dados a partir de dispositivos de baixa energia, contribuindo para aumentar a eficiência energética das empresas».

O projecto usou tecnologias de última geração, como machine learning, realidade aumentada, modelos analíticos, redes neuronais, indoor navigation e assistência remota, para criar uma solução que já está a ser testada num projecto piloto que envolve a manutenção de instalações, equipamentos e activos da universidade, mais concretamente os serviços de Ação Social e ainda a ITEC, uma empresa de referência na indústria de electrónica e automóvel.

As inovações tecnológicas desenvolvidas no âmbito do projecto serão aplicadas à solução de gestão de manutenção Valuekeep, desenvolvida pelo Grupo Primavera.

Por seu turno, Miguel Azenha, professor auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, salienta a importância da colaboração: «É sem dúvida fundamental agilizar a transferência de conhecimento entre a academia e a indústria. Este caso é um excelente exemplo deste tipo de parceria. A associação ao projecto Cognitive CMMS permitiu expandir competências e inovar no âmbito da gestão da manutenção».