NacionalNotícias

Capgemini Portugal quer ultrapassar os quatro mil colaboradores e prevê crescimento de 16%

A Capgemini Portugal juntou os jornalistas num almoço para revelar as perspectivas para o que falta de 2022. A empresa vai continuar a investir no País e quer contratar seiscentos profissionais até ao final do ano.

Foi na Pousada de Lisboa que Cristina Rodrigues (na foto), administradora-delegada e board member da Capgemini Portugal, explicou que a empresa de origem francesa, que está presente em Portugal há 25 anos, tem uma nova estrutura após ter adquirido a Altran, que actua agora sob a marca Capgemini Engineering. Esta nova unidade agrega a oferta de «indústria inteligente, engenharia e investigação e desenvolvimento» e tem como managing director Maria da Luz Penedos.

Cristina Rodrigues revelou que a Capgemini Portugal está a «crescer a dois dígitos desde 2017» e destacou que, no ano passado, atingiu um volume de negócios de 162 milhões de euros. Para este ano, a responsável mostrou-se satisfeita com os resultados obtidos e prevê um «aumento das receitas de 16%». Além disso, a responsável espera que a empresa continue a «crescer a dois dígitos», mas de «forma sustentada». A administradora reconheceu que a guerra na Ucrânia pode mudar as perspectivas para algo «mais conservador», dependendo da evolução da situação económica.

Sobre os sectores que mais contribuíram para os resultados da Capgemini Portugal, Cristina Rodrigues realçou que são os «core da empresa», ou seja, «financeiro, telecomunicações e utilities», aos quais se junta a «administração pública», um resultado da compra da Altran. Já as áreas de negócio mais importantes e com maiores aumentos são «cloud, cibersegurança, CRM, ecommerce e retalho».

A Capgemini Portugal conta com seis escritórios (Lisboa, Porto, Fundão e Évora), quatro laboratórios (mobility, 5G, media e quantum) e dois hubs (Salesforce/Dynamics e OutSystems).

Recrutamento em curso
A estratégia para continuar a crescer está definida: a aposta passa por «manter uma execução de excelência», fortalecer «a proposta de valor com especialistas nos diversos sectores», ter um papel «na engenharia do futuro» através da «inovação com a ajuda da marca Capgemini Engineering», assim como «remodelar o modelo de negócio para oferecer mais aos clientes» e apostar nas «pessoas». Sobre este último ponto, a administradora-delegada referiu que existe uma grande preocupação: «Somos uma empresa muito focada nas pessoas. Sabemos que têm a capacidade de libertar todo o poder que as tecnologias nos oferecem».

A Capgemini Portugal tem uma equipa de 3600 profissionais de 49 nacionalidades, e, em 2022, recrutou 1210 pessoas, registando até agora um aumento de 18% da força de trabalho – mas a empresa não quer ficar por aqui. Cristina Rodrigues esclareceu que a empresa tem como objectivo «ultrapassar as quatro mil pessoas» ainda este ano; actualmente, estão «seiscentas vagas em aberto» para diversas posições. A responsável reconheceu que há desafios no recrutamento e retenção do talento e referiu que é por esse motivo que a Capgemini Portugal tem «mais de cem recrutadores a trabalhar» para encontrar os melhores profissionais de TI. Além disso, a estratégia passa por ir buscar colaboradores a outros mercados: os alvos são «Brasil, México e Argentina». Uma das equipas com grande crescimento é a do hub low-code dedicado a OutSystems, que conta com duzentos colaboradores e cujo o plano é «duplicar esse número até 2024».