Empreendedorismo

Beta-i integra projecto que quer promover o empreendedorismo europeu

A consultora de inovação colaborativa é a única entidade portuguesa que integra o consórcio AccelerAction.

EuropaChristian Lue/Unsplash

A Beta-i foi escolhida para participar no AccelerAction, uma iniciativa pertencente ao programa Horizon Europe da União Europeia, que visa construir um ecossistema empreendedor europeu e ligar os centros de inovação para promover o conhecimento.

A consultora de inovação colaborativa é a única entidade portuguesa que integra o consórcio, que conta com a participação de dez parceiros de sete países: Áustria, França, Grécia, Irlanda, Itália, Portugal e Roménia.

As entidades trabalharão em conjunto durante trinta meses para desenvolver não só um ecossistema europeu, e potenciar a inovação, mas também para criar «um Programa de Aceleração em Rede para o futuro, que venha potenciar as startups e empreendedores de cada região» e a fomentar a igualdade de género.

Com arranque ainda em 2022, a primeira fase do programa terá como foco a recolha de informação junto dos aceleradores de cada país, como as características, desafios ao desenvolvimento e a realidade em matéria de igualdade de género. Na fase seguinte, será desenhado um mapa virtual do ecossistema empreendedor europeu, com um retrato da situação de cada mercado.