MercadoNacionalNotícias

Nap IT continua a investir em Portugal

A consultora brasileira abriu um escritório na área de Lisboa em 2018; hoje, faz um balanço positivo da presença no País, onde vai continuar a apostar e fazer aumentar a equipa.

A Nap IT – Global Network Solutions é especializada em redes empresariais e na integração de soluções de TI e chegou ao mercado nacional com foco na prestação de serviços na União Europeia. Fábio Teixeira, country manager business da Nap IT em Portugal (na foto), faz um balanço do tempo de actividade no País: «Estes primeiros cinco anos serviram para consolidar e entender o mercado local, além disso também nos prepararam para um go to market estruturado e contínuo com a nossa principal solução de automatização de assessment de redes».

A prestação da empresa brasileira foi, como todas as outras organizações, afectada pela pandemia que trouxe uma «cultura de adaptações e diversificação», mas «em termos de negócio» a situação foi diferente e a crise foi vista como uma oportunidade, como refere o responsável: «Utilizámos muito bem o tempo em que os clientes estiveram fechados a novos negócios para lapidar e preparar a nossa solução de inteligent assessment chamada Harpia».

Mudar com foco nos clientes
Sobre como evoluíram os objectivos de negócio da Nap IT em Portugal, Fábio Teixeira salienta as principais mudanças: «Inicialmente o nosso foco estava em projectos de infraestrutura, mas durante estes anos entendemos que a melhor forma de sermos fiéis ao nosso propósito de agregar inovação ao mercado europeu seria apostar na Harpia, que é uma ferramenta acessível e intuitiva que faz uma análise profunda e detalhada da rede do cliente». Assim, a estratégia da empresa no mercado nacional passa por apostar neste «software de desenvolvimento próprio» que, segundo o country manager oferece apresenta vários aspectos diferenciadores como a «detecção de problemas de segurança, construção de topologias, auditoria, hardware/software life time analysis, entre outras».

Hoje, a Nap IT quer continuar a manter o investimento em Portugal onde, segundo Fábio Teixeira, a empresa já investiu «mais de 250 mil euros» e tem uma equipa de sete colaboradores. O reforço da equipa está também nos planos da empresa, que pretende recrutar novos profissionais este ano para a área de «vendas» e «pessoas especializadas no mercado Ibérico».

Uma das melhores PME nacionais
A Nap IT recebeu recentemente o selo ‘Top 5% Melhores PME Portugal’ com uma classificação ‘Excelente’ pela solidez financeira e desempenho. Esta certificação emitida pela Scoring classifica de forma económico-financeira as pequenas e médias empresas a operar no mercado nacional. O CEO da empresa, Rodrigo Alabarce, esclarece a importância de ter recebido esta distinção: «Receber este selo atesta o nosso esforço e aumenta a nossa motivação. Acreditamos que a certificação, além de demonstrar nossa solidez, vai permitir elevar o nível de confiança dos clientes e fornecedores».