Opinião

Os Managed Services como catalisador da Transformação Digital

Artigo de Opinião de Pedro Morgado, Services Business Development Manager & BU Lead, Logicalis

As condições empresariais nunca foram tão voláteis, devido à crise do custo de vida e aos subsequentes choques económicos. Como é que as empresas se mantêm saudáveis no meio de preocupações inflacionistas, restrições da cadeia de abastecimento, ameaças crescentes à segurança e escassez de recursos?

O Logicalis 2021 CIO Survey, descobriu que as empresas estão a pensar fora da caixa. Os decisores tecnológicos estão a planear inovar ao longo dos próximos meses. A inovação eficaz depende de uma infraestrutura tecnológica robusta e segura – mas constantes ruturas, escassez de competências, e novas tecnologias são um desafio complexo. Os Managed Services Providers (MSPs), ajudam a encontrar as ferramentas certas para resolver os problemas empresariais mais prementes dos seus clientes. Oferecem aos clientes, tecnologias sofisticadas incluindo IA e automatização, permitindo-lhes escalar e inovar a um ritmo muito elevado.

Acesso a novas tecnologias através de parcerias
Nos primeiros tempos da computação, o IT não era especialmente responsável perante a empresa. Vivia numa “torre de marfim” e fornecia tecnologia nos seus próprios termos. Tudo isso mudou com a era da transformação digital. O IT é agora mais do que nunca um asset estratégico importante, que impulsiona novas oportunidades de receitas e rendabilidade. Os CIOs estão a adaptar-se para se tornarem mais consultivos, ouvindo as necessidades dos executivos empresariais e inovando para ajudar a satisfazê-las.

Este alinhamento de pressões empresariais e tecnológicas leva os CIOs a desenvolver estratégias de “digital-first” que refletem os objetivos empresariais. Infelizmente, 79% sentem que estão atrás dos concorrentes.

Parte do problema é a incapacidade de aceder aos dados de que necessitam para alimentar estas estratégias do “digital-first”. Os processos empresariais digitais são impulsionados por dados, mas 75% das organizações são incapazes de desbloquear dados dos seus silos, em sistemas internos antigos. Os MSPs são peritos na construção de soluções tecnológicas abertas, que permitem uma gestão integrada, e ágeis que tornam os dados acessíveis, fornecendo conhecimento e informação em tempo real à escala. Oferecem estes sistemas como serviços de subscrição, oferecendo resultados rápidos para um investimento de capital relativamente pequeno.

Navegando na escassez de competências
Um dos maiores desafios que as organizações enfrentam atualmente é a falta generalizada de competências. Os CIOs, em particular, têm de lidar com uma escassez de recursos ao nível de cibersegurança. Em resposta, os CIOs estão a esforçar-se por contratar e reestruturar equipas. Mas as equipas internas das organizações não dispõem atualmente de mão-de-obra, ou de horas para filtrar através de montanhas de dados para assegurar o bom funcionamento. Ao terem um MSP como parceiro, as empresas têm uma força extra para as ajudar a atingir os seus objetivos, e a continuar a satisfazer as expectativas dos clientes.

As plataformas poderosas dos MSPs permitem que as organizações tirem partido de conhecimentos críticos de liderança e garantam o seu sucesso no mundo “digital-first”. A parceria com um MSP é mais do que ter apenas mão-de-obra extra: trata-se de ser capaz de otimizar as operações do seu negócio.

Identificar os “ângulos mortos”
Embora os dados empresariais possam ser difíceis de obter, as organizações têm mais dados dos seus sistemas de informação do que podem tratar. Para conseguirem operações verdadeiramente robustas e escaláveis, precisam de ser capazes de utilizar eficazmente estes dados, especialmente na deteção de ameaças emergentes à cibersegurança. Mas há um problema: com a atual escassez de competências, não há pessoas suficientes para os transformar os insights em ações.

O custo de um ciberataque pode ser grave, tanto em termos de perturbações operacionais imediatas como em termos de custos legais/regulamentares em curso. À medida que os ataques direcionados concebidos para extorquir empresas se tornam mais sofisticados, estes custos estão a aumentar. De facto, a Cybersecurity Ventures prevê que o cibercrime custe ao mundo 10,5 triliões de dólares por ano até 2025.

Os ataques cibernéticos estão a tornar-se mais difíceis de deter devido à “superfície de ataque” em expansão. À medida que as empresas estendem as suas operações de IT para além do tradicional perímetro da rede fechada, às casas dos colaboradores e à cloud, há mais infraestruturas para ataque, e a sua proteção torna-se mais difícil.

A proliferação da telemetria das infraestruturas de IT e dos produtos de segurança torna mais difícil a identificação dos sinais de ataque. A abundância de dados da rede está a inundar as empresas. Torna-se um estorvo e não uma ajuda para as equipas de segurança à medida que lutam para identificar potenciais sinais de ataque.

A construção de conjuntos robustos de ferramentas que analisam os dados de rede, e através deles procuram potenciais sinais de ataque, é a principal habilidade de um MSP. Estas organizações são especialistas na construção de informações detalhadas sobre ameaças para ajudar a destacar indicadores de compromisso e detetar precocemente atividades suspeitas.

Ray Thorpe, CISO global na eShopWorld resumiu o problema no Logicalis CIO Summit 2022: “Geramos cerca de 170.000.000 eventos por mês. Não há forma da nossa equipa de segurança interna poder rever essa quantidade de dados sem utilizar parceiros e as suas informações para ajudar a identificar potenciais ameaças”.

Conclusão
Os MSPs oferecem plataformas poderosas que permitem às organizações tomar decisões orientadas por dados e analítica, e construir fluxos de trabalho automatizados para uma maior eficiência. A tecnologia de aprovisionamento As-A-Service, é como ter uma superpotência para IT empresarial. Os MSPs revolucionam as operações comerciais de formas que simplesmente não seriam possíveis quando se depende de recursos internos.

Para saber mais sobre o poder dos MSPs e como podem ajudar a sua organização a alcançar o sucesso fale connosco ([email protected]).

A Logicalis fornece Managed Services a nível global há mais de 15 anos; contando com cerca de 10.000 clientes em todo mundo, e presença física em mais de 27 países.

Garantimos a entrega de serviços de elevada qualidade e dispomos de um portfolio abrangente, onde se incluem Managed Services para várias vertentes, nomeadamente: Digital Ready Infrastructure & IOT; Digital Ready Workplace; Datacenter & Cloud; Cybersecurity.