NacionalNotícias

Portugal cai para o 38º lugar do Ranking da Competitividade Digital do IMD

Na edição deste ano, a Dinamarca assume-se como a economia digital mais competitiva do mundo.

starline / Freepik

A mais recente edição do Ranking da Competitividade Digital do Institute for Management Development (IMD) mostra que Portugal caiu 4 lugares face a 2021 e ocupa agora a 38º lugar em 63 países analisados.

As classificações foram atribuídas com base num total de 54 critérios, que vão desde dados externos (dois terços do total) ao IMD Executive Opinion Survey (um terço), que se divide em três grandes pilares: preparação para o futuro, conhecimentos sobre tecnologia e aplicação dada aos mesmos.

Na edição deste ano, a Dinamarca assume-se como a economia digital mais competitiva do mundo, enquanto os EUA perdem a liderança e passam a ocupar o 2º lugar. O pódio é completado pela Suécia, que manteve o 3º lugar face a 2021.

No que diz respeito a Portugal, os analistas da IMD explicam que se deve ao «agravamento da confiança empresarial em aspectos relacionados com a facilidade de recrutamento de talentos com experiência internacional e conhecimento digital, o financiamento de investimentos tecnológicos e a preparação das empresas para responder a choques externos».

O relatório mostra que Portugal ocupa o 40º lugar no que toca à transição digital e consequente preparação para o futuro, mas que também registou melhorias significativas no que toca aos conhecimentos tecnológicos, área onde passou de 32º para 29º classificado. Além disso, o País ocupa o lugar mais alto no nível de protecção da privacidade dos utilizadores da Internet garantido pela lei, um novo indicador introduzido no ranking deste ano.