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Salesforce debate importância das tecnologias no negócio

O Centro Cultural de Belém foi palco do Salesforce Innovation Day, em evento em que executivos, clientes e parceiros debateram os desafios da tão almejada transformação digital.

A pandemia levou 94% das empresas de pequena e média dimensão a passar uma parte do seu negócio para o online, diz um relatório da Salesforce, materializando as duas palavras que mais ecoam na mente dos gestores: ‘transformação’ e ‘digital’. O facto de as empresas acreditarem que as mudanças decorrentes desta transformação podem beneficiar o negócio, não apenas durante o período pandémico, mas também a longo prazo, envolve uma série de novos desafios, desafios esses que estiveram em debate no Centro Cultural de Belém.

No evento, Fernando Braz, responsável pelo negócio da Salesforce em Portugal, explicou como esta empresa (uma das mais fortes na área de CRM a nível global) moldou a sua missão nos últimos dois anos para ajudar as empresas a atravessar esta fase de digitalização. O executivo verbalizou uma «enorme alegria» em voltar aos grandes eventos, revelando que houve mais de 1100 convidados registados. Denis Terrien, CEO para o mercado EMEA, esteve igualmente presente no Salesforce Innovation Day, e lembrou que a Salesforce é uma empresa que se rege pelos valores: «Os valores criam valor», disse.

Os resultados parecem estar à vista, pelo menos segundo os analistas da Nasdaq: a empresa norte-americana, cujos resultados vão ser divulgados em finais de Agosto, deverá anunciar uma receita trimestral não longe dos 7,5 mil milhões de euros, um aumento de 21,47% em relação ao mesmo período do ano passado. Já para o ano fiscal completo, as estimativas são ganhos de 4,75 dólares por acção e uma receita de 31 mil milhões de dólares, o que representaria mudanças de -0,63% e +19,78%, respectivamente, em relação ao ano anterior.

Recursos tecnológicos apoiam empresas
Em Portugal, e voltando ao Innovation Day, o evento teve direito a uma mesa-redonda que contou com a participação de Rui Costa e Laura Guzmán (Salesforce), Paulo Carvalho (Slack) e João Tarón (Mulesoft), quatro líderes de negócio que explicaram como a tecnologia está a evoluir e a ajudar as empresas, independentemente da sua dimensão, a enfrentar os seus principais desafios, especialmente no que diz respeito à ligação com os clientes de formas totalmente novas.

Para demonstrar como os recursos tecnológicos estão a apoiar os negócios a todos os níveis, Pedro Siza Vieira (antigo ministro de Estado da Economia e da Transição Digital), Rui Pereira (OutSystems), Isabel Guerreiro (Banco Santander), Carlos Penalva (Quintela & Penalva Associados) e Ana Paula Marqués (EDP) fizeram uma análise aprofundada sobre como a digitalização está a causar impacto na economia, em Portugal, e no desenvolvimento dos seus negócios. Os convidados partilharam a ideia de que o cliente – ou o cidadão, no caso da administração pública – precisa de ser colocado no centro das estratégias das organizações, estabelecendo novas formas de criar uma abordagem personalizada para cada um, com uma estratégia omnicanal.

À tarde, o público dividiu-se em quatro sessões diferentes, que se concentraram em indústrias e soluções distintas. A primeira, dedicada a Marketing Cloud & Commerce Cloud, abordou as mais recentes novidades nestas duas áreas de tecnologia, apresentadas durante um evento nos EUA no início de Junho e, agora, comunicadas aos clientes.

Novos cargos internacionais
No início de Agosto, a Salesforce comunicou algumas alterações à sua estrutura executiva: anunciou um novo chief operating officer (COO) e divulgou que o seu chief revenue officer foi transferido para uma função estratégica, dentro da empresa. A empresa apresentou ainda um documento da Securities and Exchange Commission (SEC) a detalhar uma pequena, mas significativa, mudança de executivos: Brian Millham, antigo chief customer success officer, foi nomeado presidente e COO, a 8 de Agosto.

Simultaneamente, na mesma data, Gavin Patterson foi transferido de presidente e director de receita para director de estratégia. A Salesforce diz que Patterson «ajudará a empresa a continuar a inovar e oferecer sucesso aos clientes» nesta sua nova função. «Nos últimos dois anos, foi o nosso CRO, supervisionando o período de crescimento mais rápido da história da Salesforce», diz um memorando publicado pelo site Business Insider. «Gavin irá ajudar a orientar a nossa estratégia à medida que inovamos, levamos o sucesso ao cliente e impulsionamos o crescimento da Salesforce nas próximas décadas», conclui a empresa.