NacionalNotícias

Le Wagon cria ferramenta para ajudar alunos a escolherem curso com base no perfil

O teste tem dez perguntas e é seguido de uma sessão privada  com um especialista da escola de programação, que ajuda o interessado a seleccionar o bootcamp ideal.

A Le Wagon, presente em Lisboa desde 2016, lançou uma ferramenta para apoiar os alunos na escolha do curso tecnológico que melhor se adapta as suas competências, mais-valias e personalidade.

Disponível online, a solução é gratuita e permite «descobrir qual o ramo da tecnologia, com foco em desenvolvimento web e ciência de dados, que melhor se adapta a cada perfil e, assim, orientar com sucesso a carreira futura de potenciais alunos».

A ferramenta consiste num teste de dez perguntas que vão desde questões de foro pessoal, como o que preferem fazer no seu tempo livre, a questões focadas na sua metodologia de trabalho e posicionamento em
determinados cenários. Os resultados são posteriormente avaliados pela Le Wagon que depois irá realizar uma sessão privada para orientar o futuro estudante e ajudá-lo a encontrar o bootcamp ideial existe na escola de programação.

Os resultados do teste podem variar de analítico a inovador, passando por mecânico, versátil ou criativo, incluindo assim «todos os perfis profissionais que se encontram actualmente entre os mais procurados no mundo da tecnologia».

Ana Santos, admissions associate da Le Wagon no Sul de Europa e criadora do projecto, explica que o «teste visa mostrar 5 perfis/personalidades que podem ser bem-sucedidos numa carreira tecnológica e, assim, estreitar as áreas em que cada perfil mais facilmente se iria encaixar. O objetivo final é dar uma perspectiva clara aos nossos futuros estudantes, que ainda não sabem se querem seguir uma carreira como programadores ou cientistas de dados, ou se podem encontrar uma oportunidade de trabalho específica onde ficariam felizes. No Le Wagon, queremos ajudá-los a mostrar-lhes o que podem fazer e o caminho a seguir».