O braço de investimento tecnológico da Sonae anunciou que fez parte da ronda de financiamento de série B de 115 milhões de dólares da Afresh, uma startup que desenvolveu uma solução de inteligência artificial para gestão de alimentos frescos.
Além da Bright Pixel Capital, o investimento contou ainda com a InsightPartners e VMGPartners e os investidores anteriores MaerskGrowth, HighSage e InnovationEndeavors,
A Afresh desenvolveu uma tecnologia proprietária, que permite aos retalhistas realizarem tarefas em loja de gestão de produtos frescos de frutas e legumes que facilita a previsão de inventário, novas encomendas e operações de loja. Com o financiamento, a startup americana vai expandir para novas categorias de alimentos frescos, como talho, peixaria e padaria. O capital será também utilizado para aumentar a equipa e para expandir a empresa a nível internacional, nomeadamente com a entrada no continente europeu.
Com um valor de 148 milhões de dólares, a Afresh tem como objectivo eliminar o desperdício de alimentos frescos. A startup pretende, assim, ajudar os retalhistas a evitar o desperdício de mais de 15 milhões de quilos de comida até ao final de 2022.
Miguel Bagulho, director de investimento da Bright Pixel Capital, explica o motivo do investimento: «A gestão de alimentos frescos é uma área crítica no sector do retalho alimentar, com ampla margem de melhoria. Temos vindo a acompanhar esta área e a Afresh em particular há alguns anos e identificamos o seu produto diferenciado e uma grande equipa como óptimos ingredientes para o sucesso. O nosso ADN e conhecimento em retalho permitir-nos-á apoiar a Afresh no seu desenvolvimento, em especial no seu objectivo de expansão internacional».