MercadoNotícias

Lucros da Huawei caem 52% no primeiro semestre de 2022

São cada vez mais visíveis os impactos causados pelas sanções norte-americanas à empresa.

Huawei

A Huawei Technologies anunciou os resultados do primeiro trimestre de 2022 em que registou uma descida do lucro líquido de 52% em relação ao mesmo período do ano passado. Os lucros caíram para 15,08 mil milhões de yuan (2,8 mil milhões euros), segundo apurou a Reuters, já que a empresa não referiu este valor. A empresa também aumentou o investimento em novas tecnologias e negócios, o que terá tido impacto nos lucros.

As receitas também caíram 5,9% ficando em 301,6 mil milhões de yuan (43,6 mil milhões euros), tendo o primeiro trimestre sido o responsável pela maior quebra. Além disso, a margem de lucro da empresa tecnológica diminuiu para 5%.

São cada vez mais visíveis os impactos causados pelas sanções norte-americanas à empresa, mas o fraco desempenho é também justificado pela «crise económica, a COVID-19 e os desafios da cadeia de abastecimento», revela a agência de notícias. Por outro lado, houve também uma quebra no próprio mercado interno – as vendas de smartphones na China desceram 14,2% em relação ao ano anterior, segundo a Counterpoint Research.

Ao nível das unidades de negócio, a que mais sofreu foi a de dispositivos que corresponde a smartphones e computadores portáteis, e que caíram 25% para 101,3 mil milhões de yuan (14,65 mil milhões de euros). No entanto, o negócio de infraestruturas, como o empresarial cresceram. Ken Hu, chairman da Huawei, explicou isso mesmo: «Enquanto o nosso negócio de dispositivos foi fortemente impactado, o nosso negócio de infra-estruturas TIC manteve um crescimento constante».