NacionalNotícias

Programa para promover a inovação nos municípios portugueses tem inscrições abertas

O InDigital visa identificar os desafios existentes nas áreas da Educação, Turismo e Economia Local, Economia Verde, Saúde e Acção Social.

jannoon028/Freepik

O InDigital é um projecto de «procurement de inovação, com base em soluções tecnológicas e digitais», dedicado aos municípios portugueses que tem como objectivo dar resposta aos diversos desafios da economia local.

O programa, promovido pela Komodo Consulting, Casa da América Latina, Fundação AEP, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e a Guess What, visa, em primeiro lugar, identificar os desafios existentes nos municípios em quatro áreas: Educação; Turismo e Economia Local; Economia Verde; Saúde e Acção Social.

A fase seguinte consiste em criar uma ligação entre as autarquias e as empresas e universidades de todo o mundo para procura das melhores tecnologias e ferramentas para responder aos desafios sentidos e, no final, a ideia é os municípios escolherem as soluções que mais se adequam às suas necessidades.

As candidaturas para os municípios estão abertas e, em breve, vão também abrir para empresas, startups, scaleups e universidades com interesse em apresentar soluções para os desafios submetidos. No entanto, estas últimas podem já fazer um pré-registo.

Paulo Bartolomeu, Managing Partner da Komodo Consulting., explica o que é o InDigital e a sua importância: «É fulcral que os municípios tenham a capacidade para poder identificar as soluções que vão incrementar a qualidade de vida aos seus cidadãos. É isto que o InDigital pretende atingir, agilizar e facilitar a descoberta e implementação de soluções de valor por parte dos municípios nacionais e para os portugueses. Queremos que este programa seja visto pelo município como o “braço” de procurement de inovação e um apoio ao seu trabalho».