Empreendedorismo

Portuguesa YData ganha dois prémios numa competição europeia que distingue as melhores startups

O prémio ‘Best Newcomer’ destina-se a destacar a melhor startup recente a aparecer no “radar” europeu; já o ‘Founder of the Year’ distingue um empreendedor ou empreendedora que tenha liderado a criação de uma empresa.

A edição de 2021 dos SESA (South Europe Startup Awards), uma competição integrada nos Global Startup Awards, que distingue as melhores empresas do ecossistema de startups no sul da Europa, teve três vencedores nacionais, só agora conhecidos.

Este ano, o júri atribuiu dois desses prémios à YData, uma startup nacional que criou a «primeira plataforma de preparação de dados que acelera o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial» e que em 2021 recebeu 2,7 milhões de euros numa ronda seed: ‘Best Newcomer’ e ‘Founder of the Year’.

O prémio ‘Best Newcomer’ destina-se a destacar a melhor startup recente a aparecer no “radar” europeu; já o ‘Founder of the Year’ distingue um empreendedor ou empreendedora que tenha liderado a criação de uma empresa – neste caso, Fabiana Clemente, co-fundadora da YData com Gonçalo Martins Ribeiro (na foto).

Na categoria Best Newcomer, em Portugal, a YData concorria com a Luggit e a Jchegou; na Founder of the Year, Fabiana Clemente tinha a companhia de Ricardo Andorinho (ex-jogador de andebol do Sporting, fundador da consultora MBU Intelligence). A YData estava ainda nomeada para ‘Startup of the Year’ (com a Modatta e a Taikai), mas o prémio acabou por ir para a Artiness, de Itália.

Nesta edição dos South Europe Startup Awards houve ainda um terceiro vencedor nacional, que se torna a única empresa a ter dois prémios nesta competição, criada em 2019: o Avila Spaces, que bisa na categoria de ‘Best Coworking Space’ do Sul da Europa.