NacionalNotícias

YData consegue financiamento de 2,7 milhões e vai reforçar equipa e expandir para os EUA

A startup nacional quer duplicar o número de colaboradores até ao final deste ano.

A YData anunciou que levantou uma ronda de financiamento seed no valor de 2,7 milhões de dólares, cerca de 2,33 milhões de euros. O investimento foi liderado pela fundo norte-americano Flying Fish Partners e contou com a participação das sociedades de capital de risco portuguesas Faber e EDP Ventures e pelos business angels Steve Shwartz, Sergio Giacoletto e Carter Rabasa da 200 OK Ventures.

A startup portuguesa, que criou «uma plataforma de preparação de dados que acelera o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial», vai usar o financiamento para  acelerar a sua estratégia de expansão global, nomeadamente na internacionalização para os Estados Unidos, e no reforço da equipa. A YData tem várias posições em aberto, nomeadamente para data science, engenharia, produto e marketing, e quer duplicar a equipa até ao final deste ano.

Fabiana Clemente (na foto), sócia fundadora e chief data officer da YData, salienta que o objectivo da startup é «ajudar as equipas de data science a focarem-se no que realmente interessa, que é a criação de valor para a empresa» e para isso, a plataforma «resolve os problemas ao nível dos dados que são sempre os mais complexos».

Já Frank Chang, managing partner da Flying Fish Partners, salienta porque investiram na YData: «Na Microsoft, a nossa principal dificuldade ao construir sistemas de IA foram os dados. As equipas investiam imenso tempo, dinheiro e recursos de data science para garantir que tínhamos dados de alta qualidade e os datasets certos para construir os modelos que precisávamos. A empresa construiu o seu próprio sistema interno para mitigar este problema e estou orgulhoso por ver a YData a enfrentar um problema muito real que muitas empresas vão enfrentar, mas que não têm os recursos internos para o resolver. A nossa experiência com esta dificuldade aliada à equipa da YData que é incrível são as principais razões para a Flying Fish ter investido».