O CEO da Consultia Business Travel, Carlos Martinez, começou por explicar que, apesar da pandemia e de muitas reuniões agora serem feitas de forma digital, as viagens de negócios vão «continuar a acontecer e até mesmo aumentar». No entanto, salienta que há «uma alteração das políticas de viagens» derivada do efeito ‘COVID’ e que, por isso, agora só se fazem viagens quando estão «relacionadas com o negócio» e não em outras circunstâncias.
O responsável diz ainda que as viagens empresariais «não são um gasto», mas sim um «investimento» e lembra que há diversos estudos que mostram que «por cada euro gasto em viagens, há dez a vinte euros que podem ser ganhos pela organização».
Assim, a Destinux surge como uma plataforma que permite «automatizar, digitalizar e integrar todos os processos de gestão e gastos de viagens de negócios num único lugar», explica Carlos Martinez. Este software-as-a-service permite a «integração com os programas de ERP das empresas, para facilitar a gestão»; e que os utilizadores verifiquem as «despesas de viagem onde quer que estejam» e recebam «apoio personalizado e humano caso algo aconteça durante o período em que estão a viajar», através do serviço Personal Travel Assistant.
Segundo a empresa, na plataforma é possível aceder a diversas ofertas, entre as quais mais de três milhões de hotéis, 27 empresas de aluguer de automóveis, 650 companhias aéreas, os comboios da RENFE, serviços de transfers em mais de 160 países e de táxis, em mais de 90.
Eficiência e sustentabilidade
O CEO da Consultia esclarece que a plataforma existe em três planos – basic, enterprise e corporate -, sendo destinada a «empresas de todos os sectores de actividade e de qualquer dimensão» que queiram «optimizar e reduzir os custos na gestão de viagens empresariais». Carlos Martinez destaca que entre os principais aspectos diferenciadores da Destinux estão o «alinhamento estratégico com os objectivos da empresa, conhecendo o ROI das viagens e monitorizando-as em tempo real» e a redução dos custos, já que «elimina as taxas e fees de gestão de outros fornecedores».
O CEO garante mesmo que é possível «poupar quatro euros nas viagens por cada euro investido» na plataforma. Por outro lado, a solução ajuda as organizações a serem mais eficientes, já que «elimina a utilização do papel durante todo o processo de gestão e viagem», a que se juntam «relatórios sobre a pegada de carbono», acrescenta.
A solução da empresa espanhola, que tem escritórios no Porto desde o final de 2020, conta já com dois clientes em Portugal e setecentos em Espanha; Carlos Martinez destaca que o objectivo para o mercado nacional «é crescer dez vezes em relação ao ano passado», com a ajuda da Destinux.