InternacionalNotícias

Bosch vai investir 3 mil milhões de euros no negócio de semicondutores até 2026

A aposta passa pela construção de dois novos centros de desenvolvimento em Reutlingen e Dresden.

A Bosch considera que os semicondutores «são o motor que impulsiona o mundo moderno da tecnologia» e por isso decidiu apostar nessa área de negócio e vai investir mais 3 mil milhões de euros na sua divisão de chips.

A iniciativa da empresa faz parte do programa de financiamento do IPCEI (Important Projects of Common European Interest) em microelectrónica e tecnologia de comunicações, que integra o European Chips Act, e inclui o financiamento da construção de dois novos centros de desenvolvimento em Reutlingen e Dresden.

Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Bosch, explica que esta acção é parte da estratégia da empresa: «Estamo-nos a preparar para um crescimento contínuo na procura por semicondutores. Esses componentes em miniatura significam um grande negócio».

«Mais do que nunca, o objectivo deve ser produzir chips para as necessidades específicas da indústria europeia. E isso significa não apenas chips na limite inferior da nano escala», diz o responsável. A Bosch vai, assim, reforçar a produção de chips com tamanhos de processo entre 40 e 200 nanómetros, que são usados, por exemplo, na indústria de electromobilidade.

Na fábrica de Dresden, inaugurada em Junho de 2021 e que correspondeu ao maior investimento de sempre da empresa (mil milhões de euros), vai ser criada uma sala limpa de mais 3 mil metros quadrados e a capacidade de fabricação vai ser aumentada. Já em Reutlingen vão existir mais 3.600 metros quadrados de espaço ultramoderno de sala limpa e a ideia é chegar aos 44 mil metros quadrados até o final de 2025.

A Bosch está também a construir um novo centro de testes para semicondutores em Penang, Malásia. A partir de 2023, este centro será usado para testar chips e sensores semicondutores acabados.