A spin-off de um grupo de investigação da Universidade do Porto/INESC TEC, criada em 2015 com o intuito de «dar poder às decisões empresariais com base em modelos analíticos avançados», anunciou os resultados de 2021, em que registou um aumento de 28% do volume de negócios em relação ao ano anterior.
Segundo Bernardo Almada-Lobo, co-fundador e partner da LTPlabs, a empresa teve uma taxa de crescimento idêntica ao nível dos «clientes (número e variedade de sectores) e dos colaboradores». Além disso, o lucro da empresa também registou um aumento: cerca de 40%, em relação a 2020.
Com mais de cinquenta clientes de diversos sectores, espalhados por dez países, a LTPlabs conta com «diversos casos de sucesso», entre os quais, o desenvolvimento de «um algoritmo para a identificação dos países mais propensos a legalizar o uso de cannabis».
A LTPlabs desenvolve projectos end-to-end que «vão desde o enquadramento do desafio de negócio, passando pela ideação e desenho, desenvolvimento do processo alavancado por uma solução analítica, até à adopção e gestão da mudança» e tem mantido um trajecto estável nos últimos cinco anos. Em 2022, a perspectiva não é diferente, explica o responsável: «O objectivo é manter a actual trajectória de crescimento sustentado de cerca de 25%. Este ano continuaremos a aprofundar a relação com actuais clientes para sermos ‘o’ parceiro de advanced business analytics».
Bernardo Almada-Lobo revela ainda os planos da consultora para este ano: «Várias empresas multinacionais com quem colaboramos têm operações em diferentes geografias que merecerão a nossa atenção. Em paralelo, continuaremos a aumentar a base com clientes novos de sectores e áreas funcionais e vamos dedicar mais recursos a actividades de desenvolvimento de negócio e de parcerias».
Em 2021, a LTPlabs foi também reconhecida com o prémio ‘Estatuto Inovadora COTEC’.
Equipa a aumentar
O crescimento da LTPlabs tem sido apoiado pelo reforço da equipa, que conta actualmente com setenta ‘LTPeers’, a forma como a consultora designa os colaboradores. O co-fundador diz que recentemente entraram «doze novos profissionais» e que a ideia é manter o recrutamento: «Iremos continuar a contratar durante o ano, acompanhando o ritmo de crescimento. Independentemente do número a atingir, estamos sempre abertos a conhecer pessoas com uma forte capacidade analítica, grande espírito de equipa, focadas na melhoria dos processos, ambiciosas e desejosas de crescer e aprender».
A consultora tem políticas de employer branding «desenvolvidas com o objectivo de oferecer mais valor aos LTPeers» e, assim, atrair e reter os talentos. Entre os benefícios propostos estão «a possibilidade de 28 dias de férias ao ano, trabalho em regime híbrido ou remoto, actividades desportivas» e «planos de formação personalizados». Além disso, a LTPlabs está a preparar a transição para um novo escritório, que se situará numa antiga fábrica, em Matosinhos.