NacionalNotícias

Future Healthcare lança tecnologia de observação médica para videoconsultas no mercado nacional

O paciente será guiado pelo médico para a utilização do acessório, diminuindo assim a possibilidade de ter que recorrer a uma consulta presencial.

A Future Healthcare anunciou a chegada da OMR – Observação Médica Remota a Portugal num evento no Planetário, em Lisboa. A observação médica, que é uma parte importante das consultas presenciais e que estava em falta nas videoconsultas, é agora possível graças a um «dispositivo médico que possibilita a realização de um exame físico aos clientes».

O dispositivo incluído na OMR permite a auscultação de sons cardíacos, auscultação pulmonar, auscultação abdominal, medição de frequência cardíaca, observação do canal auditivo, observação da garganta e avaliação de imagens de alta qualidade (nomeadamente da pele), pelo médico à distância.

O paciente será guiado pelo médico da Future Healthcare Virtual Clinic durante a videoconsulta,
para a utilização do acessório, diminuindo assim a possibilidade de «ter que recorrer a uma consulta presencial».

Ana Pina (na foto), Directora da Digital Health na Future Healthcare, explica que esta nova solução «responde à necessidade de capacitar a consulta à distância para a abordagem de situações médicas que, sem esta solução, não seriam possíveis avaliar de forma tão eficaz por esta via».

A responsável salienta ainda que «através deste tipo de soluções, a capacidade clínica em consulta remota torna-se cada vez mais próxima da consulta presencial, o que aumentará o alcance da medicina digital».