brand.IT

O crescimento do mercado de jogos on-line nos últimos anos

Jogos

O mercado mundial de médias digitais vem crescendo constantemente, com os jogos representando a maior parte das receitas. Os vários eventos noticiosos por nós vividos levaram muitas pessoas a recorrer a novas formas de entretenimento e ligação com as pessoas. Segundo a Forbes, os jogos em linha tornaram-se uma solução para aqueles que sofrem de solidão ou isolamento social. Além de proporcionar diversão, eles resolviam também uma questão muito importante nesse período: a socialização. Embora os jogos individuais fossem uma boa forma de entretenimento, eles deixavam de lado o aspecto social. Por isso a indústria de jogos on-line cresceu muito nesse período. Essa tendência também diz respeito aos jogos de casino que há o segmento de e-sports.

Segundo relatório da Statista, em 2020 o mercado global de jogos on-line gerou aproximadamente 21,1 bilhões de dólares em receitas, um crescimento recorde de 21,9% em relação a 2019. Segundo a empresa, especializada em análise de mercados e consumidores, em 2022 existem cerca de 1 bilhão de jogadores on-line em todo o mundo. Eles estimam que em 2025 o público de jogos on-line deverá ultrapassar 1,3 bilhão.

Alguns dos principais tipos de jogos on-line são: First Person Shooter (atirador em primeira pessoa), em que o jogador vê através dos olhos do personagem e enxerga as mãos dele; RPG (Role-Playing), que são jogos de com personagens e narrativas, geralmente de aventura; MMO (Massively Multiplayer Online), jogos para multijogadores, capaz de juntar multidões; e RTS (do inglês, Estratégia em Tempo Real), em que equipes precisam conquistar o território inimigo. Segundo a Industry Search, empresa especializada em relatórios de mercado, o seguimento MMO está crescendo rapidamente. Em 2019, ele assumiu cerca de 28% da participação no mercado global de jogos on-line. Ainda segundo a empresa, os dois maiores grupos de consumidores têm entre 18 e 35 anos, que são as faixas de 18 a 25 e de 26 a 35 anos.

A perspectiva é que o mercado continue crescendo nos próximos anos. A implementação da tecnologia 5G, que já está presente em muitos lugares no mundo, revolucionará o mercado de jogos on-line para celular. A melhora da velocidade, a largura de banda e a baixa latência do 5G tornarão os jogos mais acessíveis e a indústria mais competitiva. Por outro lado, o constante desenvolvimento da realidade virtual e os recentes avanços tecnológicos pressagiam bem o futuro dos jogos de vídeo.

Confira como será o mercado de games em 2022 segundo a Forbes.