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Lenovo regista receitas de mais de 66 mil milhões de euros no ano fiscal de 21/22

No último ano, os investimentos da empresa em I&D cresceram 43% para 1,87 mil milhões de euros.

O Grupo Lenovo comunicou os resultados do ano fiscal de 21/22 em que registou mais um recorde de facturação com receitas de 66,83 mil milhões de euros (cerca de 71 mil milhões de dólares), o que representa um crescimento de 18% em relação ao período homólogo anterior.

O lucro líquido anual atingiu 1,87 mil milhões de euros (2 mil milhões de dólares), um aumento de 72% ano a ano para o qual contribuíram todas as áreas de negócios.

Também a inovação continuou a ser um dos focos da marca cujo investimento em I&D continua a crescer. A Lenovo duplicou o valor nos últimos três anos e, em 2021/2022, investiu cerca de 1,87 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 43% ao ano. A equipa também cresceu e são já mais de 15 mil colaboradores a trabalhar em inovação. Além disso, a tecnológica anunciou que quer contratar 12 mil profissionais para a área este ano.

Ao nível das áreas de negócio, a de soluções e serviços (SSG) apresentou uma alta lucratividade e crescimento, com a receita a atingir um recorde histórico de 5 mil milhões de euros (5,4 mil milhões de dólares), um aumento de quase 30% em relação ao período homólogo.

O grupo de soluções de infraestruturas (ISG) conseguiu com receita recorde de 6,53 mil milhões de euros (7 mil milhões de dólares), mais de 13% ano a ano; já a área de dispositivos inteligentes (IDG) ultrapassou 55 mil milhões de euros pela primeira vez ( 60 mil milhões de dólares), um aumento de 18%. Por outro lado, a Lenovo manteve a liderança do mercado de PC.

O presidente e CEO da Lenovo, Yuanqing Yang (na foto), faz um balanço do ano fiscal: «Ainda que o ano passado tenha sido desafiador para o mundo, com a transformação digital e inteligente global acelerada, a Lenovo apresentou um ano recorde de lucros e receitas».

O responsável destaca ainda as áreas de negócio mais importantes para a empresa: «Todos os nossos principais negócios agora são rentáveis para o ano inteiro, e os nossos novos motores de crescimento – SSG, ISG e Mobile – demonstram um forte impulso. Vamos aproveitar esta oportunidade, dobrar o nosso investimento em I&D, impulsionar a transformação liderada por serviços, atingir as nossas metas ESG e permanecer flexíveis e resilientes para levar toda a empresa até novos patamares».