A Esprinet anunciou os resultados do primeiro trimestre de 2022 que terminou a 31 de Março. O grupo revelou que conseguiu um volume de negócios de 1,14 milhões de euros, um decréscimo de 2%, face aos 1,16 milhões de euros registados no mesmo período do ano transacto.
O EBITDA da empresa chegou aos 19,7 milhões, correspondendo a menos 3% do que o registado no ano anterior. Já o lucro líquido ficou nos 10,1 milhões, ou seja, um decréscimo de 1%, em relação aos 10,2 milhões conseguidos em 2021.
E se em Itália, a empresa decresceu 6% com vendas de 690,4 milhões de euros, na Península Ibérica, a tecnológica conseguiu bons resultados com destaque para Portugal. Em território nacional, a facturação foi de 23 milhões de euros, com um crescimento de 35%. A Esprinet consolidou a sua quota de mercado e registou um aumento de 11%. Em Espanha, o grupo conseguiu um volume de negócios de 415,9 milhões euros, ou seja, mais 3% em comparação com os primeiros três meses de 2021.
Alessandro Cattani, CEO da Esprinet, explica os resultados: «Encerrámos o primeiro trimestre de 2022 com uma rentabilidade acima das expectativas, apesar das graves inconsistências que se verificam no contexto económico e geopolítico, tanto em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, como face ao último trimestre de 2021».
O responsável salienta que existiu um «declínio no consumo dos agregados familiares e clientes privados, especialmente no mercado italiano» e uma «procura no sector público e empresarial, impulsionada por investimentos ligados a Planos de Recuperação e Resiliência».
O CEO salienta ainda que a estratégia passa por dar mais foco «às áreas de negócio com margem de lucro mais alta, como segmento advanced solutions e cloud». O primeiro registou vendas de 223,3 milhões euros e a sua incidência no total das vendas subiu para 20%, já o segundo teve um aumento de 27%.
Sobre o futuro, Alessandro Cattani, mostra-se confiante: «Com base nos resultados obtidos no primeiro trimestre de 2022, olhamos para o corrente ano com optimismo, não esquecendo o contexto de persistente incerteza económica. A nossa orientação para 2022 prevê o crescimento das vendas, um EBITDA ajustado superior a 93 milhões euros e um aumento de 8% em comparação com os resultados de 2021».