InternacionalNotícias

Receitas da Bosch aumentam 10,1% para 78,7 mil milhões de euros em 2021

A tecnológica pretende contratar 10 mil engenheiros de software, em todo o mundo, ao longo deste ano.

A Bosch anunciou os resultados de 2021 em que registou um crescimento significativo e em que as receitas aumentaram 10,1% para 78,7 mil milhões de euros. O resultado operacional (EBIT das operações) também cresceu mais de 50%, atingindo 3,2 mil milhões de euros.

O bom desempenho foi conseguido em situação da pandemia de coronavírus, dos contínuos problemas no fornecimento de semicondutores e dos preços das matérias-primas que já eram significativamente mais elevados. Quanto ao investimento em inovação e desenvolvimento, a Bosch reportou 6,1 mil milhões de euros, um pequeno aumento em relação aos 5,9 mil milhões de euros de 2020. A aposta no I&D foi feita essencialmente em «electromobilidade e sistemas de assistência ao condutor, bem como na electrificação na indústria e tecnologia de aquecimento».

Todos os sectores de actividade contribuíram para este desenvolvimento empresarial positivo. O negócio de soluções de mobilidade, que gera as maiores vendas, registou um aumento de 7,6%, atingindo os 45,3 mil milhões de euros; já o sector de tecnologia industrial «beneficiou da recuperação dos principais mercados de engenharia mecânica» e conseguiu aumentar as vendas em 18,9%, para 6,1 mil milhões de euros. O negócio de bens de consumo conseguiu crescer 12,7% para 21 mil milhões de euros e o sector de tecnologia de edifícios e energia registou um aumento de vendas de 7,8%, com vendas totais de 5,9 mil milhões de euros.

A nível regional, a Bosch cresceu em todas as regiões: na Europa, as vendas totalizaram 41,3 mil milhões de euros, um aumento de 8,9% em relação ao ano anterior; na América do Norte, a receita de vendas aumentou 6,5% para 11,4 mil milhões de euros; na América do Sul totalizaram 1,4 mil milhões de euros, aumentando 32%; e a Ásia-Pacífico atingiu 24,5 mil milhões de euros de vendas, o que se traduz num aumento de 13,1%.

Em 31 de Dezembro de 2021, o Grupo Bosch tinha 402 614 colaboradores em todo o mundo, mas 7580 mais que no ano anterior. Filiz Albrecht, membro do conselho de administração e director de relações industriais da empresa, revelou que a tecnológica pretende contratar 10 mil engenheiros de software em todo o mundo ao longo deste ano.

Sobre as perspectivas financeiras para 2022, Markus Forschner, membro do conselho de administração e director financeiro da Robert Bosch, explicou que a guerra pode mudar os planos: «Tivemos um começo sólido em 2022. Neste momento, esperamos superar a previsão de crescimento de vendas de 6% referida no nosso relatório anual. No entanto, as incertezas consideráveis que enfrentamos significam que ainda é difícil fazer uma estimativa mais precisa para o ano actual como um todo».

No evento de apresentação de resultados, Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Robert Bosch, anunciou ainda que o grupo vai investir três mil milhões de euros ao longo de três anos em tecnologia neutra para o clima, tais como a electrificação e o hidrogénio. A Bosch está assim a entrar no negócio de componentes para electrólise de hidrogénio e prevê investir cerca de 500 milhões de euros nesta nova área de negócio até ao final da década, metade dos quais até ao lançamento no mercado, previsto para 2025.