NacionalNotícias

PHC lança fundação para melhorar a literacia digital em Portugal

A Fundação PHC quer ter um «papel decisivo no futuro do País».

A Fundação PHC, uma organização sem fins lucrativos, foi lançada hoje como resultado do «esforço e estratégia de cidadania empresarial» da PHC Software. O objectivo da iniciativa é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos a nível de literacia digital, combate à pobreza e sustentabilidade e ter um «papel decisivo no futuro do País».

Rute Ablum (na foto), Presidente do Conselho Executivo da Fundação PHC, explica o que motivou a criação deste projecto: «É nossa responsabilidade começar a construir uma sociedade preparada para os desafios do futuro. Acreditamos que a preparação para a sociedade digital, com pessoas autónomas na utilização de tecnologia, é uma prioridade para a que todas as gerações tenham acesso a informação, serviços e benefícios que o software proporciona a todos».

Assim, a Fundação PHC vai promover a literacia digital em Portugal através da formação; atribuir bolsas de estudo para um maior conhecimento da sociedade digital; doar refeições a pessoas em risco social de pobreza, e promover a sustentabilidade.

Além disso, a entidade vai fazer o desenvolvimento de software para ONG para permitir que façam uma melhor gestão dos recursos e obtenham melhores resultados e ainda realizar um estudo acerca do estado da literacia digital em Portugal cujos resultados preliminares já são conhecidos.

Assim, de acordo com o estudo, realizado em parceria com a OnStrategy e que contou com oito mil respostas, 82% dos portugueses considera que a tecnologia está a melhorar a sua qualidade de vida e 78% dos inquiridos poupa tempo de forma significativa graças à tecnologia (mais de 1h).

As áreas que os portugueses querem que evoluam digitalmente são os serviços de saúde (46,5%),
serviços jurídicos e justiça (38%), sector financeiro (33,5%). Já em relação à educação e formação, 82% dos entrevistados querem ver disciplinas de programação no secundário e 83% consideram que essas matérias também deverão ser leccionadas no ensino superior.

Em relação aos resultados, a responsável da Fundação salienta a importância da tecnologia em Portugal: «Segundo o estudo que apresentámos, mais de metade dos portugueses gostariam de saber a programar e mais de oito em cada dez pretende ver o ensino de programação nas escolas secundárias. Temos de olhar para as clivagens sociais que resultam da falta de conhecimento e autonomia digital, e é também por isso que a Fundação PHC assume o compromisso para programar a sociedade do futuro, com projectos, parcerias e uma acção social aberta a todos os que dela queiram fazer parte».