brand.IT

O Rápido Crescimento da Plataforma Youtube e Como o Youtube SEO é Cada Vez Mais Importante

Youtube

De acordo com os rankings Alexa, o YouTube é o segundo site mais visitado no mundo, ficando atrás apenas do Google, que é o proprietário da plataforma e segundo a revista exame, o YouTube é a rede social que mais cresceu no último ano, mas a que se deve este sucesso?

Para podermos responder a esta questão, precisamos de retroceder a 14 de Fevereiro de 2005, e não, nada tem que ver com o São Valentim. Falamos da data em que Chad Hurley, Steven Chen e Jawed Karim, na altura funcionários da PayPal colocaram no ar, mais precisamente às 21h13, o domínio do site YouTube. Embora o site estivesse no ar desde Fevereiro, só em Abril do mesmo ano se tornou possível para o público carregar vídeos na plataforma. O primeiro vídeo do YouTube na história foi carregado no dia 23 de abril. A produção foi criada pelo co-fundador do YouTube, Karim, no San Diego Zoo (intitulado Me at the zoo).

De abril de 2005 aos dias de hoje, o Youtube revolucionou a forma como partilhamos informação e nos comunicamos no mundo digital. O YouTube rapidamente se tornou num dos websites com crescimento mais veloz do mundo, hospedando 65 mil novos vídeos carregados diariamente e atingindo a marca de 100 milhões de visualizações de vídeo por dia em Julho de 2006. Nesse mesmo ano, o YouTube tornou-se na segunda maior aquisição da Google, quando a gigante da tecnologia comprou a plataforma por 1,65 mil milhões de dólares.

Hoje, com mais de 2 mil milhões de utilizadores activos por mês, a plataforma já percorreu um longo caminho. Na verdade, quase 43% de todos os utilizadores globais da Internet visitam a plataforma todos os meses.

A importância do YouTube SEO

Sendo o segundo site mais visitado do mundo, e sendo também o segundo em número de utilizadores, perdendo apenas para o Facebook, pode-se dizer que o YouTube é um fenómeno da internet, e num mundo cada vez mais digital, esta plataforma teve um papel essencial na transformação do vídeo num dos principais formatos de conteúdo, tanto para o consumo quanto para o Marketing Digital.

Com tanta oferta, o YouTube teve de encontrar uma forma de organizar todos os conteúdos dentro do seu motor de busca. Desta forma, e para que os utilizadores tivessem uma boa experiência de utilização, tornou-se essencial encontrar rapidamente os vídeos dentro da plataforma, por isso, a plataforma criou um algoritmo capaz de rankear os melhores conteúdos para cada busca. Assim, os canais têm hoje um desafio: quem quer mais visibilidade, deve adoptar estratégias de optimização dos vídeos para que eles apareçam melhor posicionados, ou seja, o YouTube SEO.

Mas como faço crescer o meu canal?

Como falamos anteriormente, o YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet e é considerado também um dos maiores motores de busca. Por isso, é importante saber como optimizar o seu conteúdo por lá.

A decisão de quais resultados vão aparecer para o utilizador depende do algoritmo da plataforma, que é bastante complexo. Ele considera inúmeros critérios, regras e cálculos para determinar o rankeamento, no entanto, quantos mais pontos ganhar com o algoritmo de pesquisa do YouTube, mais chances tem de alcançar as primeiras posições.

Damos-lhe algumas dicas para que o YouTube favoreça o seu canal e os seus vídeos nos resultados das pesquisas:

  1. Seleccione palavras-chave com bom potencial de alcance
  2. Utilize um bom título de vídeo
  3. Insira as tags (marcadores) do vídeo
  4. Escreva descrições inteligentes
  5. Adicione links ao banner do seu canal no YouTube
  6. Adicione legendas
  7. Encontre a duração ideal dos seus vídeos
  8. Adicione um slide final de sugestão de mais vídeos
  9. Publique vídeos regularmente
  10. Monitorize os seus concorrentes

Lembre-se que deverá investir em conteúdos de comunicação relevantes para o seu público-alvo. Um bom planeamento é vital para que o seu negócio consiga prosperar no mundo digital, por isso aconselhamo-lo a procurar uma agência de SEO para o ajudar. Recomendamos que procure uma boa agência de Marketing Digital que ofereça serviços SEO profissionais e personalizados que ajudarão no aumento de visualizações e subscrições do seu canal de YouTube.