Além Fronteiras

A inovação ao serviço da hotelaria

A instituição de ensino Les Roches inaugurou oficialmente o denominado Spark Hospitality Digital Center em Crans-Montana, Suíça. O objectivo é apoiar projectos promissores no campo da hotelaria.

As ideias são muitas e variadas. Podemos estar a falar de uma solução, apoiada por inteligência artificial, para melhor compreender como os colaboradores são vistos pelos outros e como assegurar o seu bem-estar. Ou, então, criar a hiper-personalização de um robot barista, um programa de fidelização através de blockchain para melhorar a sustentabilidade nas propriedades hoteleiras ou mesmo o primeiro robot colaborador de limpeza de casa.

Estes são alguns dos projectos que estão a ser desenvolvidos com o apoio do Spark Hospitality Digital Center, um cluster de inovação para desenvolver o futuro da hospitalidade, criado pela instituição de ensino suíça Les Roches e a Association of Communes of Crans-Montana (ACCM).

O centro, só agora oficialmente apresentado à imprensa, destina-se especificamente a startupsapoiar projectos promissores no campo da hotelaria através das suas plataformas implantadas nos campus de Crans-Montana (Suíça) e de Marbella (Espanha).

O projecto Spark, apresentado como «uma esfera global dedicada à promoção da inovação», particularmente entre os interessados nos sectores da hotelaria, turismo, luxo e restauração, «faz parte da estratégia de desenvolvimento económico da região que está a atrair um número crescente de startups». O cluster oferece serviços de consultoria, investigação e apoio a projectos com recursos tecnológicos e digitais avançados, fornecendo ainda serviços de pré-incubação e incubação para empresas recentes com ideias inovadoras, como referiu à businessIT Christine Demen-Meier, mentora deste projecto.

Os espaços Spark
O ecossistema Spark reúne uma «rede significativa de peritos», tanto a nível local como internacional. Mais de 35 empresas parceiras já estão a trabalhar em conjunto no centro suíço em projectos de grande escala, como a colaboração com a Nevomo na definição e desenvolvimento da experiência do cliente aplicada ao transporte através de hyperloop e MidRail.

O mundo do Spark Hospitality Digital Center é composto por quatro espaços completamente redesenhados. O Centro de Desenvolvimento e o Centro de Incubação foram concebidos para facilitar o trabalho colaborativo e a criatividade, enquanto o Centro de Media para a comunicação e o Centro de Testes para projectos de realidade virtual servem como laboratórios experimentais.

Finalmente, a Spark está também integrada em todo o programa académico, colocando a inovação e o empreendedorismo no centro do estilo de vida escolar da Les Roches; e convidando estudantes, ex-alunos e parceiros da indústria a trabalharem em conjunto para desenvolver e testar novas soluções na área da hotelaria em laboratórios ao vivo no campus. Os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em consultoria empresarial real e desafios académicos confrontados com casos empresariais ou industriais autênticos fornecidos pelos parceiros.

«O centro de inovação é uma ferramenta educacional que colocámos no centro dos nossos programas. É um motor de inspiração e de emulação em termos de criatividade, envolvendo verdadeiros desafios académicos», disse Christine Demen-Meier. «A Les Roches pretende encorajar um espírito empreendedor e inovador aos estudantes. Este é um objectivo pedagógico crucial a alcançar a fim de formar aqueles que serão os futuros líderes da indústria da hospitalidade».

A Les Roches é uma instituição de ensino suíça «centrada na criação das mentes inovadoras e empreendedoras do amanhã». Fundada em 1954, oferece licenciaturas e pós-graduações em Hotelaria e Gestão Turística seguindo o modelo suíço de educação, é composta por três campus na Suíça, Espanha e China e tem um corpo estudantil de mais de cem nacionalidades diferentes. A instituição ocupa a quarta posição mundial para instituições de ensino superior em Gestão Hoteleira e a terceira para Reputação junto dos Empregadores (QS World University Rankings, 2021).