O NEST – Centro de Inovação do Turismo lidera um plano para recuperação do turismo de Portugal, que integra mais de vinte entidades do sector, e vai traduzir-se num o investimento de 145 milhões de euros.
A proposta está ligada ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação, e «tem como ambição posicionar Portugal a nível internacional e foi construído com uma lógica assente na jornada do turista: desde a escolha da experiência/destino até à sua recomendação».
O investimento terá uma componente muito forte em investigação e desenvolvimento (I&D) e contará com envolvimento de universidades de topo e do Innovtourism – Digital Innovation Hub. Os eixos da proposta assentam sobre tudo na digitalização de toda a cadeia de valor e na sustentabilidade.
Roberto Antunes, Director Executivo do NEST, explica a aposta feita: «É crítico que olhemos para o desenvolvimento do sector com os olhos postos na própria jornada do turista. O processo de jornada é relevante porque não faz sentido promover a digitalização de uma parte da experiência do turismo mas deixar de fora outras partes. Esta é uma agenda transformadora em todos os vectores, que trabalha a soma de pequenas experiências do turista».
O NEST – Centro de Inovação do Turismo tem trabalhado várias iniciativas para potenciar a digitalização do sector, tornando-o mais competitivo, e para tornar Portugal mais atractivo para startups internacionais.