A NEAR anunciou que tem 690 milhões de euros (cerca de 800 milhões de dólares) para investir em startups e apps descentralizadas que integrem o seu ecossistema.
A plataforma blockchain de carbono neutro, que vai estar presente no Web Summit, pretende investir em soluções de blockchain e open web e tem diversas iniciativas para tal.
Assim, do total de investimento anunciado, 86 milhões serão distribuídos por fundos regionais, «sendo Portugal um dos destinos em análise»; outro valor idêntico será para o Startup Grant Pools, que prevê apoiar 20 startups durante um ano; 215 milhões euros serão para apostar no ecossistema NEAR Protocol e que será usado ao longo de um prazo de quatro anos; e os restantes 302 milhões de euros são destinados ao Proximity Labs, empresa de I&D que ajuda a construir aplicações de finanças descentralizadas na blockchain NEAR. Este montante será distribuído através do token NEAR, nos próximos quatro anos», revela a plataforma.
O anúncio do financiamento realizou-se em Lisboa onde a comunidade está a realizar o seu primeiro evento anual. Portugal tem sido um dos países onde a NEAR tem apostado e Illia Polosukhin (na foto) , co-founder da NEAR, explica porquê: «Temos membros da nossa equipa há algum tempo em Portugal, temos fomentado contactos institucionais e estamos entusiasmados com a rede que estamos a criar. O futuro é muito promissor para nós em várias regiões e Portugal parece ser, certamente, uma delas. Lisboa está a crescer e queremos crescer com ela, usando a nossa tecnologia como alavanca».