Empreendedorismo

Cobee recebe financiamento de 14 milhões de euros e vai investir em Portugal

A startup espanhola, que criou uma solução de gestão de benefícios, chegou ao mercado nacional no início deste ano. A Cobee conseguiu recentemente um investimento que vai servir para melhorar a sua oferta e aumentar a operação em Portugal.

A Cobee nasceu em 2019, em Madrid, quando Borja Aranguren, Daniel Olea e Ignacio Travesí se juntaram para criar uma plataforma digital para as empresas oferecerem e gerirem de forma flexível e personalizada os benefícios dados aos colaboradores. Segundo o CEO e co-fundador, Borja Aranguren, os modelos de benefícios não se modernizaram nos últimos vinte anos e são vistos como um problema burocrático para os departamentos de RH e são exactamente estes desafios que a startup está a ajudar a resolver com a sua solução: «Queremos romper com o estabelecido e alterar este paradigma de mercado estagnado. Os modelos de compensação têm de acompanhar as novas realidades, com produtos adaptados às necessidades de cada colaborador e que realmente lhes interessem». O empreendedor refere que a missão da startup é auxiliar as organizações «a aproximar e melhorar a compensação total dos seus colaboradores, para que estes desfrutem de um maior bem-estar económico e estejam mais comprometidos com as suas empresas».

O responsável acredita que o produto que têm está e vai fazer a diferença e fornece alguns dados de um estudo que realizaram em Março de 2021: em Portugal, 82% dos inquiridos considera que é muito importante ter mais benefícios e poder escolhê-los, em alternativa a um pack genérico e tradicional. Além disso, 69% dos portugueses preferem um pacote de benefícios salariais personalizados em vez de um salário mais elevado. O CEO explica que estes dados «são muito claros em relação à mentalidade da força laboral portuguesa» e que por isso tem «a certeza de que a oferta da Cobee apoia as empresas para que estas atraiam e retenham o melhor talento».

Investir em Portugal
A startup fechou, em Julho, uma ronda de financiamento de 14 milhões de euros, que será «uma oportunidade única» para a empresa. Borja Aranguren esclarece porquê: «Com a nova injecção de capital vamos poder desenvolver a nossa plataforma e integrar novos benefícios. Queremos duplicar o nosso portfólio ao longo do próximo ano e focar-nos em produtos financeiros e benefícios relacionados com saúde e bem-estar». O financiamento será também destinado ao mercado nacional: «Parte deste valor será mesmo investido em Portugal. Além do desenvolvimento da solução, que acontece em ambos os territórios, vamos reforçar a nossa equipa local, especialmente nas áreas de vendas, produto e atendimento ao cliente».

O co-fundador faz um balanço «muito positivo» dos meses iniciais da operação e explica a estratégia: «O nosso percurso em Espanha tem sido muito bem-sucedido e a expansão para Portugal era um passo lógico, visto que os dois países têm características semelhantes, o que nos permite abordar o tema dos benefícios extra-salariais de forma concertada. Apesar de 2021 estar a ser um ano atípico e ligeiramente imprevisível, registámos um crescimento significativo que nos impele a continuar. No mercado português temos conseguido ser acolhidos da melhor forma, com um crescimento ainda maior do que no nosso início de percurso em Espanha». Borja Aranguren salienta ainda que as empresas nacionais estão «cada vez mais sensibilizadas para o facto de ser muito importante que os seus colaboradores estejam felizes no seu trabalho» e isso «significa que há espaço no mercado para proposta de valor» da startup.  Apesar da Cobee estar «totalmente focada em consolidar as operações no território ibérico», mas revela que existem planos de «expansão para outros países, nomeadamente na América Latina».