NacionalNotícias

Tecnológica nacional vai desenvolver plataforma da BMW para o GAIA-X

A Critical TechWorks está a recrutar e quer terminar o ano com uma equipa de 1400 colaboradores.

A Critical TechWorks está a desenvolver a plataforma da BMW que se irá integrar com projeto da Comissão Europeia que visa democratizar a partilha de dados na Europa.

A empresa conjunta entre o BMW Group e a Critical Software está a «criar de raiz uma plataforma onde o fabricante automóvel irá disponibilizar os seus dados, que irá integrar com o GAIA-X, aos requerentes de informação». Segundo a Critical TechWorks, através da plataforma será possível consultar dados setoriais, produtos, pegadas de carbono, entre outros.

Para dar resposta e este e outros projectos, a tecnológica portuguesa está a recrutar e quer terminar o ano com uma equipa de 1400 colaboradores. Há vagas em aberto para a equipa da plataforma para o GAIA-X, assim como para o desenvolvimento de soluções de  condução autónoma ou a melhoria da dinâmica de condução.

João Gonçalves, chief technical titan da Critical TechWorks, explica a importância de fazer parte da iniciativa europeia: «A participação no projecto é bastante gratificante e representa um avanço significativo na indústria automóvel. O desafio será criar a arquitectura da plataforma que irá definir o GAIA-X. No desenvolvimento destas soluções “green field” valorizamos muito o espírito crítico, percebendo de onde vêm as nossas soluções. A tecnologia utilizada é importante, sendo um complemento muito forte na criação destas soluções».