NacionalNotícias

Unbabel lança Language Operations para unificar a comunicação das empresas

A solução vai ajudar «as empresas globais a comunicar mais eficazmente, criando relações de confiança com os clientes e parceiros, em qualquer língua».

starline / Freepik

A stratup nacional criou uma plataforma  e categoria de Language Operations alimentada por inteligência artificial na sequência dos resultados do estudo ‘2021 Unbabel LangOps Survey’, que revelou a necessidade por parte do mercado da existência uma plataforma de operações linguísticas centralizada.

Esta abordagem unificada «ajuda as empresas globais a comunicar mais eficazmente, criando relações de confiança com os clientes e parceiros, em qualquer língua», salienta a Unbabel. Além disso, proporciona «transparência e controlo sobre todos os aspectos de comunicação multilíngue numa organização, quebrando as barreiras que ela impõe e resolvendo um desafio chave para a expansão das empresas para o mercado global».

A  plataforma de Language Operations oferece um painel único de controlo com análises linguísticas essenciais que forneçem conhecimentos abrangentes para todas as funções empresariais críticas; ferramentas de tradução automática e fluxos de trabalho aumentados que permitem aos principais interessados colaborar e optimizar um processo de tradução mais eficiente; e integrações e APIs sem falhas que se ligam aos sistemas existentes para incorporar traduções em diferentes canais de comunicação.

Segundo o estudo, os inquiridos sentem que a solução de ter equipas de localização, com tradutores que adaptam a comunicação ao mercado em que operam, é insuficiente quer seja por questões de qualidade (34%), de rapidez (32%) ou de consistência da comunicação (30%). Assim, a captação de novos mercados é bloqueada pela questão da linguagem.

Por outro lado, mais de 90% dos participantes  concorda que uma plataforma centralizada poderia ser a solução rentável e  importante para a sua estratégia global e  86% acredita que uma equipa centralizada que gira os esforços de tradução e de localização valorizaria muito a comunicação multilíngue.

Vasco Pedro, co-fundador e CEO da Unbabel, explica o motivo da criação da plataforma: «Acreditamos que estabelecer Language Operations como uma categoria por si só, permitirá aos nossos clientes centralizar e escalar as suas capacidades de comunicação em diversos idiomas em todas as áreas do seu negócio».

O responsável esclarece as mais-valias da Language Operations: «Todas as empresas gerem processos linguísticos através de uma mistura complexa de vários sistemas, agências e pessoas. Esta abordagem manual fragmentada dificulta a comunicação, bloqueia a colaboração interfuncional, e cria obstáculos à expansão global. Assim, esta nova categoria irá redefinir a forma como as empresas unificam e gerem a sua estratégia linguística para desbloquear o crescimento empresarial e exceder as expectativas dos clientes».