A NOS anunciou os resultados do primeiro semestre, em registou receitas consolidadas de 678,5 milhões de euros, um crescimento de 1,8%, em relação ao mesmo período de 2020.
O EBITDA consolidado situou-se em 306,6 milhões de euros face aos 310,6 milhões verificados no mesmo primeiro semestre do ano passado. «O crescimento das receitas e a reabertura condicionada dos cinemas não foi suficiente para compensar o aumento dos custos diretos», revela o operador que justifica assim a descida de 1,4pp da margem EBITDA para 45,2%.
O resultado líquido consolidado situou-se em 74 milhões de euros, mais do dobro do registado nos primeiros seis meses do exercício do ano passado (35 milhões de euros).
Neste primeiro semestre, o número de serviços da NOS cresceu 2,6%, tendo ultrapassado, pela primeira vez, os 10 milhões, o número de serviços móveis aumentou 4,4% para 5,085 milhões, enquanto o número de subscritores de televisão cresceu 0,3% para 1,639 milhões.
O número de serviços de internet e de telefone fixo situou-se em 1,467 milhões e 1,770 milhões, respectivamente. Já o número de clientes convergentes também aumentou (3,8%) estando próximo de atingir um milhão. A NOS atingiu as 4,986 milhões de casas com redes de nova geração fixa, mais 6,3% do que no período homólogo de 2020.
No segmento empresarial, a NOS contava com 1,540 milhões de serviços empresariais, mais 37 mil serviços do que no final do primeiro semestre do ano passado.
Ao nível dos investimentos, a empresa atingiu 200,1 milhões de euros excluindo os contratos de leasing, um aumento de 16,5% ante 2020.
Miguel Almeida, CEO e presidente da Comissão Executiva da NOS, faz um balanço da primeira parte do ano: «Apesar do contexto, o primeiro semestre foi muito intenso, com a NOS a lançar novos e inovadores serviços para os diversos segmentos, e mantendo em alta os níveis de investimento, nomeadamente em redes de nova geração fixas e móveis, com especial destaque para o desenvolvimento do 5G».
O responsável salienta ainda que «as parcerias estratégicas e o lançamento de soluções inovadoras de TI, dados e cloud» impulsionaram «o crescimento no segmento empresarial, fortalecendo a posição da NOS enquanto parceira das empresas e entidades públicas no seu caminho para a transformação digital» e afiança que o operador nacional «continuará focado na execução da sua estratégia, que passa pela entrega do melhor serviço e pela satisfação plena dos seus clientes».