NacionalNotícias

FCT NOVA e Samsung juntam-se para lançar curso de inteligência artificial

A formação arranca esta sexta-feira e tem a duração de dez semanas.

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e a Samsung Electronics anunciaram uma parceria que resulta num curso de inteligência artificial (IA). A formação irá proporcionar a todos os alunos conhecimentos da tecnologia e «uma compreensão e experiência prática do processo de concepção, implementação e comunicação dos resultados de um projecto de IA».

A iniciativa faz parte do programa Samsung Innovation Campus que é dirigido a jovens adultos e que visa a  educação em tecnologias emergentes.  No curso, «os alunos irão aprender inteligência artificial e modelação a partir de uma base concreta de Matemática, incluindo probabilidade, estatística e álgebra linear».

Além disso, os participantes irão experimentar ferramentas de machine learning e resolver problemas reais através de exercícios práticos.

O curso arranca a 25 de Junho e tem uma duração de dez semanas. As aulas vão acontecer até 30 de Julho e depois existirá uma fase de projecto, que vai decorrer de 30 de Agosto a 30 de Setembro.

Cláudia Rodrigues, head of marketing & communications da Samsung Electronics em Portugal, explica a importância do projecto: « Sem dúvida que esta iniciativa reflete a visão da Samsung assente na tecnologia com propósito, neste caso, de tornar acessível uma  formação especializada para a valorização profissional e integração no mercado de trabalho nas áreas das Ciências e Tecnologia».

Já Virgílio Cruz Machado , director da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, salienta que o curso «é mais um passo que a faculdade dá no sentido de continuar a contribuir para uma formação de excelência, e na vanguarda da inovação tecnológica, permitindo que os líderes de amanhã estejam dotados de todas as ferramentas que necessitam para prosperarem».