NotíciasSegurança

Estudo da Sophos revela que ciberataques direccionados aumentaram 61% em 2020

O crescimento do cibercrime impactou as competências de segurança das equipas de TI.

A Sophos anuncia as conclusões do ‘The IT Security Team: 2021 and Beyond’ que demonstra como os crescentes desafios de segurança durante a pandemia «ofereceram às equipas de TI uma oportunidade única para desenvolver as suas competências de cibersegurança».

De acordo com o estudo, que inquiriu 5400 decisores de TI de trinta países em todo o mundo, as equipas de TI enfrentaram um aumento de ciberataques (82%) e ciberataques direccionados (61%), assim como uma maior carga de trabalho de segurança (69%).

O aumento de ciberataques durante a pandemia impactou as competências de segurança TI em todos os setores do mercado cobertos por esta investigação, incluindo a educação (83%), retalho (85%) e saúde (80%). Em média, 70% dos inquiridos disseram que desenvolveram as suas skills de segurança em 2020.

Muitas das organizações parecem ter entrado em 2021 com planos para aumentar as suas equipas de TI internas e também de outsourcing, e para abraçar o potencial de ferramentas e tecnologias avançadas. A investigação conclui que 68% das equipas de TI prevê um aumento da equipa interna de segurança de TI até 2023, e 56% antecipa que as equipas de segurança de TI externas também cresçam ao longo do mesmo período de tempo. A esmagadora maioria (92%) espera que a IA ajude a lidar com o aumento crescente e/ou a complexidade das ameaças. Tal pode dever-se, em parte, ao facto de 54% das equipas de TI acreditar que os ciberataques são agora demasiado avançados para que as equipas internas os possam enfrentar sozinhas.

Chester Wisniewski, principal research scientist da Sophos, explica algumas das conclusões do estudo: « Os profissionais de TI desempenharam um papel vital, ajudando as organizações a prosseguir o seu caminho apesar das restrições e limitações impostas pela COVID-19. Muito deste apoio foi proporcionado a grande velocidade, com equipamentos e recursos limitados à disposição e enquanto enfrentavam uma onda crescente de ciberataques contra a sua rede, endpoints e colaboradores. Será um eufemismo dizer que a situação foi muito desgastante para as equipas de TI. No entanto, a nossa investigação demonstra que, em muitos casos, estes desafios não apenas criaram equipas de TI mais capacitadas, como também mais motivadas e preparadas para um futuro ambicioso».