EmpreendedorismoNacionalNotícias

Sensei consegue maior ronda de financiamento seed de sempre em Portugal

O investimento vai servir para acelerar o crescimento da equipa e a expansão global da startup.

A Sensei anunciou uma ronda de financiamento seed no montante de 5,4 milhões de euros, liderada pela Seaya Ventures e pela Iberis Capital e  que contou também com a participação do 200M, fundo gerido pelo Banco Português de Fomento, e do actual investidor LeadX Capital.

A startup portuguesa, que criou a tecnologia que possibilita que lojas físicas se tornem autónomas, consegue assim a maior ronda de financiamento na fase seed realizada até agora por uma empresa portuguesa. Segundo a Sensei, a empresa é também «o primeiro fornecedor europeu de tecnologia para o retalho autónomo a conseguir investimento de capital de risco».

O montante conseguido servirá para «o desenvolvimento de produto, bem como na implementação de novas lojas autónomas e para consolidar a liderança de mercado na Europa», estando ativamente em expansão nos mercados do Reino Unido, França, Alemanha, Portugal e Espanha. Para sustentar este crescimento, a startup vai ainda duplicar a equipa que, à data, já conta com cerca de 30 pessoas.

Vasco Portugal, CEO e co-fundador da Sensei, explica a importância do financiamento:  «Estamos entusiasmados com este crescimento e com a confiança que investidores novos e existentes depositaram em nós. Temos a ambição de mudar para melhor a forma como fazemos compras, e vamos usar este financiamento para expandir a plataforma do Sensei e a experiência de compra suportada por inteligência artificial para todos».

Já Luis Quaresma, sócio da Iberis Capital, salienta os benefícios da tecnologia da startup: «A Sensei permite uma enorme eficiência e redução de custos para a indústria do retalho, ao mesmo tempo que oferece uma experiência de check-out livre de fricção. Estamos entusiasmados por apoiar a excelente equipa da Sensei e por contribuir para a aceleração do impressionante impulso que já alcançaram em tão pouco tempo».