Reportagem

Volume de negócios da Mind Source atinge 10,3 milhões de euros

A tecnológica nacional reuniu os jornalistas online para fazer um balanço de 2020 e explicar o que perspectiva para este ano. O crescimento do negócio na área da banca e seguros foi um dos principais responsáveis pelos resultados positivos.

A Mind Source fechou o ano passado com uma facturação de 10,3 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 7,4%, em relação ao ano anterior e a uma rentabilidade superior a 5%. Em ano de pandemia, a empresa especializada em projectos de consultoria de TI e processos de negócio destaca que os resultados foram fruto de uma «política de expansão de negócio e de diversificação da área da actividade». As áreas da banca e dos seguros foram fundamentais para o crescimento da Mind Source que teve um ano de 2020 «exigente» como esclarece Rui Reis, executive director da empresa. O responsável considera que a Mind Source «apresentou resultados robustos, que testemunham a dedicação das equipas e a sua capacidade de resiliência».

No ano passado, a empresa criou o Health Program, um programa que teve como objectivo «assegurar as melhores condições de trabalho às equipas e garantir todo o apoio necessário para manterem a produtividade e trabalharem com todo o conforto e segurança» e que irá manter-se este ano.

O ano transacto foi também de «aumento de equipas comerciais e técnicas e de investimento no reforço das competências das equipas». Rui Reis revela que foram feitas «39 certificações e mais de 4500 horas de formação».

Novo escritório no Porto
Em 2020, a Mind Source abriu um escritório no Porto e o responsável faz um balanço positivo da operação: «Correu muito bem, conseguimos reforçar o nosso posicionamento e será uma das linhas de acção para 2021». O executive director refere o que motivou este passo: «A nossa actividade estava muito centrada na Grande Lisboa e queríamos dar mais atenção ao Porto e ao Norte, já que trabalhávamos nessa área apenas de forma residual e reactiva. A ideia foi criar uma equipa para trabalharmos os clientes que já tínhamos no Norte, mas também procurar novos através de acções de prospecção».

Mais produtos e soluções em 2021
A Mind Source quer manter o volume de negócios atingido no ano passado, em 2021, assim sendo a «palavra de ordem é manutenção, mas mantendo a ambição de que se conseguirmos fazer mais, vamos fazê-lo», diz o responsável. Para tal, a empresa tem uma estratégia assente no desenvolvimento de produtos e soluções que permitam trazer valor aos seus clientes. O executive director explica que a abordagem terá por base quatro soluções: «um portal de gestão de reclamações; uma aplicação web e mobile para engagement de colaboradores através da gamificação, outra ligada ao comércio electrónico e uma ferramenta de reports legais para a banca e seguros». Esta última, poderá inclusive ser «adaptada a outros sectores de actividade, no futuro». Além disso, a tecnológica prevê intensificar o investimento em formação e certificação das suas equipas, «tanto técnicas, como em soft skills» necessárias para dar respostas «aos pedidos dos clientes e parceiros».