A Equinix anunciou que a sua plataforma de código aberto all-in-one de aprovisionamento bare metal passou a disponibilizar novos recursos e que integrou o programa Sandbox da Cloud Native Computing Foundation (CNCF).
A Tinkerbell tem a capacidade de auxiliar os developers a implementar e gerir a infraestrutura em ambientes privados, híbridos e edge e permitir que as empresas mudem facilmente para arquitecturas multicloud híbridas.
A plataforma consiste num conjunto de microsserviços que «ajudam as organizações a transformar o hardware físico estático numa infraestrutura digital programável, independentemente do seu fabricante, arquitectura do processador, componentes internos ou ambiente de rede», explica a empresa.
A versão mais recente da Tinkerbell inclui uma série de recursos novos e melhorados como «o Hook, um ambiente de instalação de sistema operativo in-memory de próxima geração; o Cluster API para Tinkerbell para fornecer clusters Kubernetes, aumentando a interoperabilidade e diminuindo a curva de aprendizagem para quem já está familiarizado com a tecnologia; e tem suporte preparado para os principais sistemas operativos como VMware ESXi, RedHat Enterprise Linux, Windows Server, Ubuntu, entre outros.
A Equinix abriu o código da Tinkerbell em Maio de 2020 e esta foi aceite como um projecto CNCF, a organização que reúne developers, utilizadores finais e fornecedores e que faz parte da Fundação Linux.