NacionalNotícias

Sonae IM investe na startup de marketing Sellforte

A empresa finlandesa teve um crescimento de 300% nos últimos 12 meses.

Os fundadores da Sellforte.

A empresa focada no investimento em empresas tecnológicas do Grupo Sonae liderou a ronda de financiamento de 4 milhões de euros captada pela Sellforte, uma startup que desenvolveu uma plataforma de optimização de marketing baseada em inteligência artificial (IA).

Além da Sonae IM, o financiamento contou também a participação da Bonnier Ventures e da Icebreaker.vc, um fundo de investimento finlandês.

Fundada em 2017, a startup tem clientes em 14 países e escritórios na Finlândia, Suécia e Países Baixos e cresceu 300% nos últimos 12 meses. Com o investimento, a empresa quer «continuar a sua expansão europeia e planeia, a curto prazo, abrir novos escritórios na Alemanha». Além disso, vai aplicar o capital na «contratação de novo talento para reforçar a investigação e desenvolvimento (I&D) do seu produto».

A startup utiliza IA e modelos de data science proprietários para medir a eficácia dos investimentos de marketing online e offline, gerando recomendações de crescimento contínuas e personalizadas, apoiando os CMO e outros executivos a processar e interligar milhões de linhas de dados de vendas e marketing e ajudando-os a tomar as melhores decisões para o negócio.

Juha Nuutinen, CEO & co-founder da Sellforte, explica exactamente o que a empresa faz: «A plataforma da Sellforte agrega informação de marketing interna e externa que, antes, se encontrava dispersa. Ao concentrar estes dados num único lugar, os nossos modelos de data science conseguem calcular o ROI comparável para todo e qualquer investimento de marketing entre diferentes campanhas e canais de media. Esta capacidade permite criar uma métrica comum entre as previamente incomparáveis impressões de Facebook, cliques no Google, os TRP em TV, e muitas outras métricas específicas de canais de media».

Já Miguel Bagulho, investment director da Sonae IM, realça o motivo do investimento: «A Sellforte está a trazer disrupção a um mercado considerável, dominado por ofertas de serviços, com um produto de IA excepcional. A equipa central tem fortes competências para alcançar o objectivo ambicioso de crescer internacionalmente em grandes sectores como são o retalho, as telecom e as FMCG. Ficámos impressionados com a capacidade de gerar um crescimento exponencial num contexto extremamente difícil, o que demonstra a real necessidade de medir o ROI das campanhas de marketing».