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Estudo conclui que recorrer a serviços externos tem um impacto positivo nas organizações

A eficiência e resiliência operacional aumentam com a contratação de serviços, segundo um relatório da Schneider Electric e da IDC.

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A empresa de gestão de energia e automação e a consultora apresentaram o estudo ‘Maximizar a resiliência empresarial e operacional através dos serviços’, que revelou que uma grande parte das organizações (89%) está a obter benefícios significativos nos seus objectivos ao trabalhar com uma empresa prestadora de serviços, especialmente no que diz respeito à eficiência operacional e à resiliência.

O relatório, que analisa o estado actual e as futuras necessidades das instalações e operações dos clientes de serviços, baseia-se num inquérito realizado a 1400 participantes de diferentes sectores em todo o mundo. O estudo «demonstra que existe uma ligação intrínseca entre as instalações e as operações comerciais», dizem a Schneider Electric e a IDC.

As organizações inquiridas referiram ter problemas com a produção, a segurança dos dados e a utilização dos recursos devido a falhas nas instalações e operações. Nesse sentido, 89% dos inquiridos manifestou que o facto de contratar serviços externos teve um impacto positivo no cumprimento dos seus objectivos corporativos, especialmente nas vertentes da eficiência e da resiliência. Destes, 39,8% afirmou que esta opção permitiu melhorar a qualidade ou eficácia dos seus serviços; 37,9% registou melhorias na eficiência operativa das suas instalações; e 35,7% na resiliência.

Para além do mais, 32,4% referiu que contratar uma empresa externa de serviços especializados permitiu a adopção de melhores práticas e metodologias; e 31,2% mencionou que assim foi possível libertar as equipas internas para se focarem noutras iniciativas importantes.

O estudo da Schneider Electric e da IDC também revela que a falta de competências é, e continuará a ser, um grande desafio para a maioria das organizações. Assim, 47,9% dos inquiridos referiu que obter as aptidões necessárias seria, por si só, um desafio muito significativo e apenas 40% considera recorrer a recursos internos para resolver esta questão. Prevê-se, por isso, que a percentagem de empresas que depende dos serviços de terceiros, actualmente 9%, aumente.

«A transformação digital traz novas oportunidades às empresas, mas também grandes desafios. A optimização das instalações está directamente ligada ao cumprimento de objetivos mais amplos, como a cibersegurança e a segurança física, a sustentabilidade e a eficiência operacional», afirma Pablo Ruiz-Escribano, Vice-President, Secure Power & Field Services da Schneider Electric Iberia.

«Contudo, trata-se de um processo complexo, que requer um conhecimento profundo sobre a área, assim como profissionais capazes de integrar sistemas nos quais os dados possam ser contextualizados. Para além disso, é ainda vital que o fluxo de informação esteja garantido para ser possível proporcionar soluções versáteis e que se adaptem às necessidades de cada momento, aumentando assim a resiliências das empresas. Perante isto, são muitas as organizações que confiam em parceiros de serviços externos, capazes de lhes assegurar a experiência e orientação de que necessitam na sua jornada de digitalização», acrescenta o responsável.