EmpreendedorismoNotícias

Startup luso-americana recebe investimento de 1,5 milhões de dólares

A ronda de financiamento da Apres foi liderada pela Faber e Adara Ventures.

starline / Freepik

A Apres anunciou que levantou 1,5 milhões de dólares para levar a sua solução de inteligência artificial explicável (“Explainable AI”) ao mercado. A ronda de investimento seed  foi liderada, em conjunto, pela Faber e a Adara Ventures em que participaram também a Techstars e business angels.

Com operações nos Estados Unidos e em Portugal, a startup quer «desbloquear a promessa da inteligência artificial (IA) ao melhorar radicalmente a acessibilidade».  A plataforma Apres oferece mais transparência e melhora o desempenho dos modelos de IA em sectores altamente regulamentados, como o financeiro e o segurador.

A startup quer garantir o sucesso do modelo de IA ao «traduzir o comportamento ​​para uma linguagem que todos possam compreender» daí o nome inteligência artificial explicável.  Com isto, a Apres quer trazer confiança e  tornar a IA ética. Assim, a solução da empresa  «contextualiza cada fatia de dados e modelo de decisão relativamente aos objectivos de negócios. Isto cria uma linguagem comum para as equipas técnicas e não técnicas comunicarem o sucesso e disponibilizarem feedback que melhora as interpretações e relatórios da Apres.

Carlos Silva, partner da Faber, revela a razão do investimento: «A capacidade de explicar resultados baseados em IA está a tornar-se num aspecto crítico de qualquer sistema de IA e é uma área que temos seguido há algum tempo. Na Apres, encontrámos não só uma solução de ponta para este problema, mas também uma equipa particularmente notável que junta visão, conhecimento de domínio e capacidade de execução. Sentimo-nos honrados por nos terem escolhido para partilhar esta missão a longo prazo».